Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Novas imagens mostram os destroços do Titanic no fundo do mar

Compartilhe esta notícia:

Havia 14 anos que não eram capturadas fotografias dos restos do navio que afundou em 1912. (Foto: Atlantic Productions/Divulgação)

Novos vídeos e fotografias feitas por câmeras adaptadas mostram o navio Titanic deteriorado pela ação de bactérias no fundo do Oceano Atlântico, a cerca de 645 quilômetros da costa de Newfoundland, no Canadá.

O responsável pelas novas imagens é o explorador Victor Vescovo, que lidera uma missão ao fundo de cinco mares. Ele construiu um veículo submersível ao longo de mais de três anos específico para tarefas como essa.

A missão capturou, a 3.810 metros de profundidade, as primeiras imagens do barco britânico em mais de 14 anos.

Vescovo disse que o time fez cinco mergulhos até o ponto onde estão os destroços no começo de agosto.

“É grande. É um naufrágio grande. Eu não estava completamente preparado para o tamanho. E daí apareceu no sonar, era realmente notável”, disse o explorador.

Embaixo da água, o time fez mensurações com luz na nave. Essa informação será usada para construir modelos 3D para plataformas de realidade virtual. As imagens também podem ajudar os cientistas a prever como os destroços vão se deteriorar.

“O momento mais fantástico foi quando eu estava ao lado do Titanic; as luzes fortes do submersível refletiram-se em um portal, era como se o barco estivesse piscando para mim”, disse Verscovo.

Deterioração

Enquanto uma parcela dos destroços estava surpreendentemente em boas condições, outra havia se perdido no mar. O maior estrago foi percebido no setor dos alojamentos dos oficiais da tripulação. O historiador do Titanic, Parks Stephenson, afirmou que parte do que viu durante o mergulho foi “chocante”.

“A banheira do capitão é uma imagem favorita entre os entusiastas do Titanic – e ela se perdeu”, disse ele.

“A casa do convés daquele lado está colapsando, levando consigo os salões. E essa deterioração continuará avançando.”

Segundo Stephenson, o teto inclinado da proa provavelmente seria a próxima parte a se perder, obstruindo a iluminação que chega ao interior do navio. “O Titanic está retornando à natureza”, acrescentou o historiador.

O navio está sendo destruído por fortes correntes oceânicas, pela corrosão salina e por bactérias que comem metais. O RMS Titanic está submerso há mais de cem anos, a cerca de 600 km da costa de Newfoundland, no Canadá.

O navio de passageiros, que foi a maior embarcação de sua época, atingiu um iceberg em sua viagem inaugural de Southampton para Nova York em 1912.

A expedição de exploração dos destroços do Titanic foi realizada pela mesma equipe que recentemente fez o mergulho mais profundo de todos os tempos, até o fundo da Fossa das Marianas, que fica a cerca de 12 km de profundidade no oceano Pacífico.

Os mergulhos aconteceram em um submersível de 3,7 metros de comprimento por 3,7 metros de altura – chamado de DSV Limiting Factor – que foi construído pela empresa americana Triton Submarines. Houve uma série de obstáculos na expedição do submarino ao redor do naufrágio do Titanic, separado em duas partes principais distantes quase 600 metros uma da outra.

Em 10 de abril de 1912, o Titanic partiu para uma viagem de Southampton, na Inglaterra, com destino a Nova York. Havia pessoas importantes embarcadas, como o empresário americano Benjamin Guggenheim, o jornalista britânico William Thomas Stead, um dos donos da loja de departamento Macy’s, Isidor Straus e sua mulher, Ida.

O barco bateu em um iceberg no dia 14 de abril, e afundou nas primeiras horas do dia 15 de abril de 1912. Dos 2.223 passageiros, 1.517 morreram.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

O Banrisul terá uma unidade na Expointer com atendimento durante todos os dias da feira
Advogado lavou 78 milhões de reais da Odebrecht
https://www.osul.com.br/novas-imagens-mostram-os-destrocos-do-titanic-no-fundo-do-mar/ Novas imagens mostram os destroços do Titanic no fundo do mar 2019-08-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar