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Por Redação O Sul | 3 de abril de 2017
A cerveja artesanal gaúcha é reconhecida e premiada nacionalmente por sua qualidade. Na origem desse prestígio também está o Polo Cervejeiro do Estado, uma iniciativa criada em 2014 pelo SEBRAE/RS, que mobiliza e qualifica o setor. Em 2017, o novo ciclo do Projeto Fortalecer as Cervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul inicia com 50 representantes de diversos municípios.
A gestora de projetos do SEBRAE/RS Francine Oliveira Danigno destaca que o foco deste ano é a conquista de clientes. “Além da participação em feiras, eventos e workshops para disseminar a cultura cervejeira, preparamos várias rodadas de negócio para prospecção de bares, restaurantes, hotéis, mercados e minimercados”, detalha.
Cristiano Winck, diretor da Maniba, de Novo Hamburgo, viu sua empresa crescer ao longo dos três anos em que participa da iniciativa do SEBRAE/RS. “Comecei trabalhando sozinho e hoje já somos uma equipe de seis pessoas. Vendo para Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Minas Gerais e Rio de Janeiro”, comemora.
A mobilização dos fabricantes gaúchos de cerveja artesanal em torno do projeto também traz ganhos institucionais. “Recriamos a Associação Gaúcha de Microcervejarias e as ações do SEBRAE/RS junto aos empresários incentivaram o Governo do Estado a apoiar o segmento e garantir a concessão de 12% de desconto no ICMS para cervejas artesanais produzidas aqui”, relata o empresário. Para Winck, os principais desafios das micro e pequenas empresas são concorrer com grandes fabricantes mundiais e enfrentar a pesada carga tributária que incide sobre a bebida.
Ainda assim, o setor continua em franca ascensão. A Cervejaria Kaltbach, de Feliz, a Capital Gaúcha da Cerveja Artesanal, já nasce dentro do projeto do SEBRAE/RS. “Estamos planejando nossa inauguração para maio e temos uma grande expectativa com esse apoio para nos qualificar e buscar mercados”, conta Paulo César da Silva, que está montando a empresa juntamente com os sócios Luís Antônio Schmitz e Sei Takahashi.
A gestora Francine Danigno lembra que para que as ações do projeto continuem a ter sucesso, além das premiadas cervejarias gaúchas, a iniciativa conta com entidades parceiras que fazem o mercado cervejeiro crescer, como é o caso da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e da Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM).