Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Regra que inibe a realização de cesáreas antecipadas pode ser burlada

Compartilhe esta notícia:

Especialistas avaliam que diagnósticos falsos poderão ser utilizados para justificar o procedimento (Foto: EBC)

A resolução do CFM (Conselho Federal de Medicina) que entrou em vigor na quarta-feira para inibir as cesáreas realizadas por escolha da gestante antes da 39ª semana de gravidez pode ser insuficiente para frear a prática no país.

Segundo obstetras, médicos e pacientes poderão burlar a regra, apresentando diagnósticos falsos para justificar a antecipação desse tipo de parto. O alerta é reiterado pelo fato de que a fiscalização do CFM costuma ser mais reativa: é necessário uma denúncia para que seja instaurada a investigação.

Antes, não havia regras sobre cesáreas solicitadas sem necessidade pela gestante, embora os médicos não estivessem autorizados, do ponto-de-vista ético, a fazer o procedimento sem justificativa clínica. Para contornar o problema, era comum inventarem motivos como alteração do tamanho do bebê ou da pressão da paciente.

Conselho

“Pela lei, não se pode abrir uma barriga apenas porque se quer, afinal isso é lesão corporal”, frisou Etelvino Trindade, da Câmara de Ginecologia e Obstetrícia do CFM.

A nova regra permite indicar no prontuário que a cesárea após a 39ª semana foi pedida pela paciente. Membros do Conselho admitem, porém, que os diagnósticos fictícios poderão continuar para cesáreas eletivas antes desse estágio. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

O governo federal quer desburocratizar a concessão de licenças ambientais
Michel Temer aposta em um corte de juros ainda neste ano
https://www.osul.com.br/regra-que-inibe-a-realizacao-de-cesareas-antecipadas-pode-ser-burlada/ Regra que inibe a realização de cesáreas antecipadas pode ser burlada 2016-06-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar