Quinta-feira, 25 de abril de 2024
Por Redação O Sul | 4 de abril de 2017
A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e a prefeitura de Santo Antônio da Patrulha assinaram, nesta terça-feira (4), convênio para a gestão do hospital do município com a parceria da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. A solenidade ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores da cidade do Litoral, que completa 206 anos.
“Pretendemos criar e praticar um modelo diferenciado de assistência ao Sistema Único de Saúde, integrando horizontalmente o cuidado ao paciente desde a rede básica municipal de saúde até o atendimento hospitalar”, explica o diretor-geral e de Relações Institucionais da Santa Casa, Julio Flávio Dornelles de Matos.
A meta, complementa ele, é disseminar este modelo dentro do Rio Grande do Sul, beneficiando os 8 milhões de gaúchos que só contam com o SUS como alternativa de saúde. É a primeira vez que a Santa Casa implementa este modelo de atuação.
Como vai funcionar o convênio
O município de Santo Antônio da Patrulha cederá para a Santa Casa a infraestrutura do hospital e tecnologia hoje existentes. A Santa Casa assumirá a responsabilidade integral de replicar o seu modelo de gestão tendo a autossustentação como premissa. Será assinado contrato visando à assistência, pronto-atendimento, urgência e emergência tanto adulto quanto pediátrico, incluindo todas as necessidades de remoções.
Também será assinado contrato com o município visando à assistência hospitalar, internação, assistência ambulatorial, procedimentos cirúrgicos e serviço de diagnóstico e tratamento. Quando o hospital estiver operando em sua plenitude, estão previstas até 300 internações clínicas e cirúrgicas ao mês.
A expectativa é de que serão mais de 300 cirurgias ao mês, com ênfase oftalmológica e cirurgia geral.