Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Temporais causam falta de luz, alagamentos e quedas de árvores em Porto Alegre e no interior do Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Árvore caída na Zona Norte da Capital gaúcha. (Foto: EPTC/Divulgação)

A semana começou com chuva e ventania no Rio Grande do Sul. Os temporais iniciaram na madrugada de domingo (23) na maior parte do Estado, com ventos de até 100 quilômetros por hora. Milhares de pessoas ficaram sem luz e estragos foram registrados em todo o RS. No início da manhã desta segunda-feira (24), a falta de energia elétrica atingia mais de 80 mil clientes da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), e 100 mil da RGE e da RGE Sul.

No auge dos temporais, na madrugada de domingo, mais de 300 mil usuários da CEEE chegaram a ficar sem luz, de acordo com a companhia.

Durante a tarde desta segunda-feira, o número de clientes sem energia elétrica foi reduzido para 62 mil, principalmente na Região Metropolitana de Porto Alegre e no Sul do RS. No fim da madrugada, nessas duas áreas, respectivamente, 45 mil e 17 mil. Até as 16h, os trabalhos resultaram em mais uma diminuição desse número: 28 mil na Metropolitana e 11 mil no Sul. Os demais casos estão distribuídos nas outras regiões do Estado atendidas pela concessionária. A entrada de novas ocorrências computadas, bem como a distância e a dificuldade de acesso a alguns dos locais atingidos demandam maior tempo para que o trabalho seja realizado, mas todos os esforços seguem no sentido de que o número seja reduzido o mais rápido possível e, desta forma, a situação possa ser normalizada.

A CEEE alerta que, em situações como essa, as pessoas não se aproximem de fios ou galhos caídos para evitar o risco de choque. Falta de luz e problemas provocados pelo temporal devem ser informados, preferencialmente por torpedo, mandando a palavra LUZ e o número da UC (Unidade Consumidora) para 27307. O número da UC pode ser identificado facilmente dentro de uma caixinha amarela no canto superior direito da fatura de energia.

Porto Alegre

A velocidade dos ventos ultrapassou a marca dos 80 quilômetros por hora no domingo no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Nesta segunda-feira, a forte chuva provocou alagamentos em diversas ruas e avenidas, principalmente na Zona Norte.

Vários semáforos ficaram fora de operação, de acordo com informações da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação). Quedas de árvores causaram o bloqueio do trânsito em algumas vias da cidade.

Interior

O governo do Estado, por meio da Defesa Civil, monitora os danos sofridos pelos municípios atingidos pela chuva, que iniciou no domingo (23).

Em Pelotas, duas pessoas ficaram feridas após o destelhamento de suas residências. No município de Soledade, um ginásio foi destruído pela força do vento – não houve registro de feridos. No total, 15 cidades já registraram danos ocasionados por chuva forte, vento intenso e granizo.

Muitos municípios registraram falta de energia em decorrência dos ventos fortes. As companhias elétricas já estão com suas equipes regularizando a situação.

A Defesa Civil segue com o acompanhamento das Coordenadorias Regionais em conjunto com os municípios, oferecendo toda ajuda necessária às localidades atingidas. Qualquer informação ou pedido de auxílio pode ser encaminhado através do telefone 199.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Sine seleciona trabalhadores para a nova área azul de Porto Alegre
Criptomoedas e Blockchain estão na pauta do próximo Tá na Mesa, da Federasul, na quarta-feira (26). Especialistas discutirão dinheiro 2.0
https://www.osul.com.br/temporais-causam-falta-de-luz-alagamentos-e-quedas-de-arvores-em-porto-alegre-e-no-interior-do-rio-grande-do-sul/ Temporais causam falta de luz, alagamentos e quedas de árvores em Porto Alegre e no interior do Rio Grande do Sul 2018-09-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar