Segunda-feira, 21 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 19 de julho de 2025
Nome fundamental na história dos cursinhos pré-vestibulares de Porto Alegre, o professor Ênio Kaufmann faleceu na madrugada desse sábado (19), na capital gaúcha, aos 77 anos. A causa da morte não foi divulgada. O velório começa às 9h deste domingo, com sepultamento marcado para o meio-dia, no Cemitério Israelita.
Ele deixa esposa, três filhos, dois netos e milhares de admiradores de sua atuação no segmento educacional. Essa trajetória teve início como bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor da disciplina de Física em escolas, pré-vestibulares e cursos de ensino supletivo (hoje denominado “Educação de Jovens e Adultos”).
Notabilizado pelo estilo descontraído de compartilhar conteúdos, Kaufmann se uniu a outros nove colegas de profissão para fundar em 1978 o Cursinho Unificado, avançando em 1990 com a criação do Colégio Leonardo Da Vinci. Esse protagonismo seria ampliado, nos anos seguintes, pela participação em programas voltados ao segmento em emissoras de rádio e TV da capital gaúcha.
Ênio também incursionou pela política, conquistando a suplência nas eleições para vereador de Porto Alegre em 2020 (pelo PSB) e 2024 (PDT). Em pelo menos duas oportunidades ele chegou a assumir temporariamente o cargo, como substituto de parlamentares em licença.
Homenagem
O coordenador de Literatura e Humanidades da Secretaria Municipal da Cultura (CLH/SMC), Sergius Gonzaga, compartilhou na rede social Instagram um texto em homenagem ao amigo e ex-colega:
“Guardo comigo o que Ênio tinha de melhor: a generosidade, o cultivo da amizade, o caráter límpido. E, claro, a lembrança de suas aulas, plenas de energia, humor e encanto. Ele era um professor excepcional, transformando a Física em matéria relativamente simples, aprazível e até mesmo apaixonante”.
(Marcello Campos)