Quinta-feira, 01 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 10 de novembro de 2019
A atriz e ativista Jane Fonda, de 81 anos, não vem se abalando com suas sucessivas prisões ao protestar pelo clima nos Estados Unidos. Na quarta e última vez, a vencedora do Oscar passou uma noite presa, na sexta-feira passada, após uma manifestação em Washington, capital dos Estados Unidos, onde ela e mais 40 pessoas foram detidas. Somente ela, porém, passou a noite na prisão.
“Fiquei 20 horas presa, e em sete delas estava numa cela. Todas as celas tinham várias pessoas, exceto a minha. Na minha, éramos apenas eu e as baratas”, disse Fonda ao Hollywood Reporter. “Porém, depois de sete horas, fui levada para outro bloco onde havia outras quatro mulheres, e depois fui para outro onde havia seis. Conversei com elas e ouvi suas histórias.”
Fonda foi a única a passar a noite na prisão, porque já tinha sido detida outras três vezes. A atriz participa semanalmente dos protestos em apoio a um novo acordo ambiental e faz campanha incentivando seus amigos famosos a também se envolverem nas manifestações. Segundo ela, a partir de agora vai tomar cuidado para evitar mais tempo na prisão, já que tem que gravar a série em que atua, “Gracie & Frankie”, em janeiro.
“Após a terceira prisão, eles marcaram um julgamento em novembro. Porque fui presa novamente antes da data, eles disseram: ‘Bem, você terá que passar a noite na prisão’. Eu tenho que tomar cuidado para não chegar a um ponto em que eles vão me manter por 90 dias, porque eu tenho que começar a me preparar para a Grace & Frankie em janeiro. Então eu não vou ser presa toda vez. Eles dão três avisos e, assim, vou me afastar no terceiro”, disse.
Ativista, a estrela também se envolveu com as discussões públicas durante a Guerra do Vietnã, sendo apelidada de Hanoi Jane.