Outro ex-presidente, Carlos Mesa — chefe do Executivo entre 2003 e 2005 e candidato ao cargo nas próximas eleições — disse que “o governo está fazendo muito pouco teste (para o novo coronavírus), portanto, não temos informações precisas sobre a curva de contágio”, mas não mencionou a convocação.

O chefe do serviço nacional de epidemiologia, Virgilio Prieto, admitiu na última semana que “no momento estamos fazendo mais de 100 exames laboratoriais por dia”, uma quantidade considerada insuficiente.

Flexibilização

A Bolívia flexibilizará a quarentena nacional contra o coronavírus a partir de 11 de maio, mas manterá o fechamento de fronteiras e espaço aéreo até o final desse mês, anunciou a presidente Jeanine Áñez nessa quarta-feira (29).

“Manteremos a quarentena atual nas condições atuais até 10 de maio. A partir de 11 de maio, iremos para uma nova forma de quarentena, que será chamada de quarentena dinâmica”, disse a presidente em comunicado à imprensa.

A presidente interina ordenou o início da emergência de saúde em 17 de março, com o fechamento progressivo de fronteiras, transporte terrestre e aéreo e a suspensão do trabalho nos setores público e privado.

Áñez explicou que a nova modalidade significa que a rigidez da emergência sanitária variará em algumas regiões e cidades, de acordo com a evolução da pandemia.