Terça-feira, 14 de Julho de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
Fair

Rio Grande do Sul Começam a ser discutidas as condições para realização da Expointer em setembro

Compartilhe esta notícia:

Feira é a maior do agronegócio na América Latina. (Foto: Divulgação/Seapdr)

Uma reunião entre integrantes da Seapdr (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural) discutiu, na tarde desta terça-feira (2), uma série de questões administrativas e estruturais para a realização da edição 2020 da Expointer. Prevista inicialmente para o período de 29 de agosto a 6 de setembro, a feira deve ter o seu início postergado em alguns dias ou semanas, em data a ser definida.

Também são projetados diferentes cenários, de acordo com a situação epidemiológica dentro do sistema de Distanciamento Controlado em vigência pelo governo do Estado para evitar o avanço da pandemia de coronavírus. Já está na pauta, por exemplo, se haverá algum tipo de restrição ao acesso pelo público ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (Região Metropolitana de Porto Alegre), que recebe o evento desde 1970.

Conforme o Executivo, essas definições serão debatidas em outra reunião, desta vez com a SES (Secretaria Estadual da Saúde), nos próximos dias. “Todas as medidas de segurança sanitária, caso a Expointer se confirme, serão tomadas em conjunto, para que não se corra nenhum risco e possamos garantir a segurança dos frequentadores”, ressaltou o titular da Seapdr, Covatti Filho.

O encontro foi realizado no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (Região Metropolitana de Porto Alegre), que desde 1970 tem recebido a feira, considerada o maior do gênero na América Latina. Além do titular de Covatti, participaram o secretário-adjunto Luiz Fernando Rodriguez Junior, o coordenador jurídico da pasta, Fernando Witto, o subsecretário do parque, José Arthur Martins, e seus diretores Flávio Pradié e Vandré Padilha.

Aposta

Apesar das incertezas sobre a realização de eventos presenciais em um contexto de restrições por causa da pandemia de coronavírus, o governo do Rio Grande do Sul ainda aposta na realização da Expointer deste ano. No dia 18 de maio, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural inclusive publicou no Diário Oficial do Estado o regulamento para a próxima edição.

A realização da feira no Parque de Exposições Assis Brasil está mantida, ao menos oficialmente. O governo gaúcho não esconde, entretanto, que o cronograma poderá sofrer novas alterações por parte da comissão executiva do evento, de acordo com a evolução do quadro regional da Covid-19.

“Queremos propor que a Expointer deste ano seja uma feira de retomada econômica, em que vamos proporcionar aos produtores, expositores e público visitante oportunidades para reaquecermos a economia do Estado depois de termos passado por momentos tão difíceis, como a pandemia do novo coronavírus e a seca que vem atingindo o nosso Rio Grande”, ressaltou Covatti na ocasião.

“Estamos atentos à evolução da pandemia, mas não deixaremos de nos preocupar com a organização da feira, que este ano comemora os 50 anos do Parque de Exposições Assis Brasil”, acrescentou.

O valor do ingresso deve ser o mesmo do ano passado: R$ 13 para inteira e R$ 6 para meia-entrada. O regulamento também apresenta a tabela de preços das áreas comercializadas para estandes e das veiculações publicitárias durante o evento, além de estabelecer regras para entrada e saída de veículos e montagem de estandes pelos expositores.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Governo estadual entra com ação contra o governo federal no Supremo para impedir cobrança em duplicidade
Com recorde de 1.262 mortes por coronavírus em 24 horas, Brasil chega a 31.199 vítimas da doença
Deixe seu comentário
Pode te interessar