Terça-feira, 07 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Aliados de Michel Temer querem antecipar em um dia a votação de denúncia contra ele na Comissão de Constituição e Justiça na Câmara dos Deputados

Compartilhe esta notícia:

Seis por cento dos brasileiros avaliam o governo Temer como ótimo ou bom. (Foto: AE)

Aliados do presidente Michel Temer tentarão acelerar o andamento da denúncia contra ele na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados. A ideia é abrir mão do tempo reservado para discursar na comissão e encerrar os debates logo.  Com isso, a tropa de Temer pretende antecipar a votação da denúncia na CCJ em um dia, realizando-a nesta quarta-feira.

Escondendo o voto

Pelo menos 40% dos deputados que integram a CCJ ainda escondem o voto que darão na votação do relatório da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer no colegiado. A votação está prevista para as próximas semanas.

De acordo com um levantamento realizado em um portal, o presidente está em desvantagem nos votos já declarados. No entanto, a tendência é que grande parte dos votos favoráveis a Michel Temer (PMDB) só seja revelada na hora da votação. É possível tirar a conclusão considerando-se que a maior parte dos parlamentares que omitem seu posicionamento votou contra a autorização para o prosseguimento da primeira denúncia contra Temer.

Hoje, os que se declaram favoráveis à continuidade do procedimento de investigação são 23 deputados, entre os 66 membros da CCJ. Em contrapartida, outros 13 parlamentares se declaram contrários ao pedido da Procuradoria Geral da República. Além desses, dois parlamentares se dizem indecisos, e um, o presidente do colegiado, deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), já avisou que vai se abster em razão do cargo. Os outros 27 parlamentares, ao serem procurados para o levantamento, não quiseram responder ou não foram encontrados para que dessem suas posições.

Até agora, de acordo com a enquete, apenas um parlamentar mudou de voto, o que tirou do presidente Michel Temer um apoio. O deputado Delegado Éder Mauro (PSD-PA), que havia votado com o governo na primeira denúncia, agora já avisou que defenderá a continuidade do procedimento investigatório no STF.

Outros dois parlamentares que votaram contra a primeira denúncia agora se dizem indecisos. Ambos são cearenses: Danilo Forte (PSB) e Genecias Noronha (SD).

Expulsão

A Direção Nacional do PSB quer expulsar a deputada federal Tereza Cristina. Ela e o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho (PE), são considerados os casos mais graves de infidelidade partidária dentro do PSB.

Além deles, também correm o risco de serem expulsos, na segunda-feira, os deputados federais Danilo Forte (CE) e Fábio Garcia (MT). Tereza, no entanto, é a parlamentar com a situação mais crítica. Como líder da bancada, ela tem nas mãos o poder de trocar dois integrantes do partido que são titulares da CCJ.

Favoráveis ao presidente na denúncia da Procuradoria-Geral da República em julho deste ano, Danilo Forte e Fábio Garcia deverão seguir o mesmo posicionamento na votação de semana passada.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Comitiva brasileira vai à Espanha para prospectar mercados na fruticultura, inclusive para o RS
Em carta escrita para os deputados, Michel Temer afirma que é “vítima de conspiração”
https://www.osul.com.br/aliados-de-michel-temer-querem-antecipar-em-um-dia-votacao-de-denuncia-contra-ele-na-comissao-de-constituicao-e-justica-na-camara-dos-deputados/ Aliados de Michel Temer querem antecipar em um dia a votação de denúncia contra ele na Comissão de Constituição e Justiça na Câmara dos Deputados 2017-10-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar