Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Esquema de corrupção na Petrobras desviou em dez anos mais de 40 bilhões de reais dos cofres públicos

Compartilhe esta notícia:

O ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato de Souza Duque. (Foto: Petrobras)

Preso com mais tempo de cana na Operação Lava-Jato, o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato de Souza Duque afirmou ao juiz federal Sérgio Moro, nesta sexta-feira (5), que “sai muito mais leve”, depois de confessar ter acertado propinas em contratos da estatal e citar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no suposto “comando do esquema” – que desviou em dez anos mais de 40 bilhões de reais dos cofres públicos.

“Eu comecei agradecendo e quero encerrar agradecendo a oportunidade. Saio muito mais leve em ter falado. Sempre quis esclarecer”, afirmou Duque, ao final do seu depoimento prestado na Justiça Federal, em Curitiba, depois de ser questionado por Moro se queria dizer algo antes do encerramento.

“Queria deixar claro que cometi ilegalidades. Mas quero pagar pelas ilegalidades que eu cometi. Se for fazer uma comparação om o teatro, da situação que a gente vive, sou um ator, tenho papel de destaque nessa peça, mas não sou nem o diretor, nem o protagonista dessa história.”

Indicado pelo PT para o posto chave da Petrobras – a Diretoria de Serviços, cuida das licitações e do acompanhamento das obras da estatal – em 2003, Duque ocupou o cargo até 2012.

Homem do partido no esquema que dividia as diretorias estratégicas entre a base aliada de Lula – incluindo PMDB e PP –, agentes públicos em conluio com políticos e empresários desviavam de 1% a 3% dos grandes contratos para os partidos e campanhas. (Luiz Vassallo, Ricardo Brandt e Fausto Macedo/AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Ex-ministro José Dirceu chegou a Brasília aos gritos de “ladrão”
Grupo de Lula exigiu propina de 133 milhões de dólares, diz ex-diretor da Petrobras
https://www.osul.com.br/apos-citar-lula-homem-forte-do-pt-na-petrobras-diz-que-nao-e-nem-diretor-nem-protagonista-dessa-historia/ Esquema de corrupção na Petrobras desviou em dez anos mais de 40 bilhões de reais dos cofres públicos 2017-05-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar