Domingo, 26 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
10°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Tecnologia Apple planeja reformular toda a linha Mac com chips voltados para inteligência artificial

Compartilhe esta notícia:

A empresa também está tentando recuperar o atraso em IA, onde é vista como uma retardatária em relação à Microsoft, ao Google.

Foto: Reprodução
A empresa também está tentando recuperar o atraso em IA, onde é vista como uma retardatária em relação à Microsoft, ao Google. (Foto: Reprodução)

Com o objetivo de impulsionar as vendas de computadores, a Apple está se preparando para reformular toda a sua linha Mac com uma nova família de processadores internos projetados para destacar a inteligência artificial.

A empresa, que lançou seus primeiros Macs com chips M3 há cinco meses, já está se aproximando da produção da próxima geração – o processador M4 – de acordo com pessoas com conhecimento do assunto.

O novo chip virá em, pelo menos, três variedades principais, e a Apple quer atualizar todos os modelos de Mac com ele, segundo fontes.

Os novos Macs estão em andamento em um momento crítico. Depois de atingir o pico em 2022, as vendas de Macs caíram 27% no último ano fiscal, encerrado em setembro passado. No período de férias, a receita da linha de computadores ficou estável.

A Apple tentou dar nova vida ao negócio Mac com um evento de lançamento focado no M3 em outubro, mas esses chips não trouxeram grandes melhorias de desempenho em relação ao M2 do ano anterior.

A empresa também está tentando recuperar o atraso em IA, onde é vista como uma retardatária em relação à Microsoft, ao Google, da Alphabet, e a outras companhias de tecnologia. Os novos chips fazem parte de um esforço mais amplo para incorporar recursos de IA em todos os seus produtos.

A Apple pretende lançar os computadores atualizados entre o fim deste ano e no início de 2025. Haverá novos iMacs, um MacBook Pro de 14 polegadas de baixo custo, MacBook Pros de 14 e 16 polegadas de alto nível e Mac minis – todos com chips M4. Mas os planos da empresa podem mudar. Procurado pela reportagem, um porta-voz da Apple não quis fazer comentários.

A mudança marcará um cronograma de atualização rápida para o iMac e o MacBook Pro, já que ambas as linhas acabaram de ser atualizadas em outubro. O Mac mini foi atualizado pela última vez em janeiro de 2023.

A Apple planeja lançar mais modelos de Macs M4 ao longo de 2025. Isso inclui atualizações para o MacBook Air de 13 e 15 polegadas até a primavera no hemisfério norte, que vai de março a junho; para o Mac Studio na metade do ano; e para o Mac Pro no fim de 2025. O MacBook Air recebeu o chip M3 no mês passado, enquanto o Mac Studio e o Mac Pro foram atualizados com processadores M2 no ano passado.

Linhas de chips

A linha de chips M4 inclui uma versão de nível básico chamada Donan, modelos mais potentes chamados Brava e um processador de ponta com o codinome Hidra. A empresa está planejando destacar os recursos de processamento de IA dos componentes e como eles se integrarão à próxima versão do macOS, que será anunciada em junho na conferência anual de desenvolvedores da Apple.

O chip Donan será usado no MacBook Pro básico, nos novos MacBook Airs e em uma versão de baixo custo do Mac mini, enquanto os chips Brava serão usados nos MacBook Pros de alto custo e em uma versão mais cara do Mac mini. Para o Mac Studio, a Apple está testando versões com um chip da era M3, ainda não lançado, e uma variação do processador M4 Brava.

O desktop mais sofisticado da Apple, o Mac Pro, deverá receber o novo chip Hidra. O Mac Pro continua sendo o modelo de menor venda na linha de computadores da empresa, mas tem uma base de fãs expressiva. Depois que alguns clientes reclamaram das especificações dos chips internos da Apple, a empresa está procurando melhorar essa máquina no próximo ano.

Como parte das atualizações, a Apple está considerando permitir que seus desktops Mac mais avançados suportem até meio terabyte de memória. O Mac Studio e o Mac Pro atuais têm capacidade máxima de 192 gigabytes – muito menos do que o Mac Pro anterior da Apple, que usava um processador Intel.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

Victoria Beckham faz 50 anos: fortuna inclui marca de luxo, mansão campestre e cobertura em Miami
Respeitar o relógio interno do organismo: um segredo para melhorar a saúde
https://www.osul.com.br/apple-planeja-reformular-toda-a-linha-mac-com-chips-voltados-para-inteligencia-artificial/ Apple planeja reformular toda a linha Mac com chips voltados para inteligência artificial 2024-04-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar