Terça-feira, 26 de Maio de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
11°
Fair

Rio Grande do Sul Aumenta para 316 o número de casos confirmados de coronavírus no RS

Compartilhe esta notícia:

Porto Alegre é a cidade gaúcha com maior número de infectados.

Foto: Robson da Silveira/SMS PMPA
Porto Alegre é a cidade gaúcha com maior número de infectados. (Foto: Robson da Silveira/SMS PMPA)

Aumentou para 316 o número de casos confirmados de coronavírus no Rio Grande do Sul, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (1º) pela SES (Secretaria Estadual da Saúde).

Uma das últimas ocorrência foi registrada em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste do Estado. Agora, o município tem cinco casos de Covid-19 confirmados. Outros 10 novos casos confirmados nesta quarta-feira, foram registrados nas cidades de Alegrete, Gravataí (3), Marau, Novo Hamburgo, São Sebastião do Caí (2) e Viamão (2).

Porto Alegre é a cidade gaúcha com maior número de infectados – 190, segundo a SES, 208, segundo a secretaria municipal –, seguida por Bagé, com 15, e Caxias do Sul, com 13.

O número de mortes no Estado é de cinco pessoas, a última confirmada nesta quarta-feira, em Porto Alegre.

Decreto e explicações

Em transmissão ao vivo pela manhã, o governador Eduardo Leite detalhou as medidas do Decreto Nº 55.154, publicado nesta quarta no Diário Oficial do Estado, que restringiu ainda mais a operação de estabelecimentos comerciais em todo o RS. A decisão foi tomada em caráter excepcional e temporário para evitar a propagação do novo coronavírus.

“Observando que alguns municípios relaxariam as recomendações (de isolamento social), podendo aumentar o contágio sem que toda a estrutura de leitos e equipamentos hospitalares estivesse pronta para atendimento, optamos por garantir, neste momento, a não circulação de pessoas, especialmente no comércio, onde temos quase 70% dos empregos no RS e maior movimentação de funcionários e contato com diversas pessoas (clientes). Portanto, o comércio se torna um ponto importante de restrição”, explicou Leite.

O governo encomendou um estudo à UFPel (Universidade Federal de Pelotas) sobre a prevalência do coronavírus na população de Pelotas, na região Sul do Estado. A pesquisa levantará, com base científica, a proporção de casos da doença e auxiliará na elaboração de estratégias de saúde pública no combate à pandemia. A UFPel está recrutando profissionais e estudantes da área da saúde para atuar como voluntários. O estudo conta com financiamento de parceiros privados: Unimed Porto Alegre, Instituto Floresta, também da capital, e Instituto Serrapilheira, do Rio de Janeiro.

Um grupo de 16 policiais civis doou sangue ao Banco de Sangue do Hospital de Clínicas de Porto Alegre com o objetivo de colaborar com a reposição dos estoques para os hospitais no Estado. O Banco de Sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Telefones de contatos são (51) 3359-8504 ou 3359-8505.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Por causa do coronavírus, o governo federal publicou uma medida provisória permitindo abreviar o tempo de cursos da área da saúde
Entenda o decreto que determina o fechamento do comércio em todo o Rio Grande do Sul
Deixe seu comentário
Pode te interessar