Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Como funcionam as eleições nos Estados Unidos? Entenda

Compartilhe esta notícia:

Os norte-americanos irão às urnas para decidir quem será o próximo presidente dos Estados Unidos em 5 de novembro. (Foto: Reprodução)

Os norte-americanos irão às urnas para decidir quem será o próximo presidente dos Estados Unidos em 5 de novembro. Mesmo assim, o clima eleitoral já começou, com o início das eleições primárias nesta semana.

As primárias funcionam como um “termômetro” para a disputa e ajudam os partidos a escolher os candidatos que irão disputar o pleito oficial por cada legenda em novembro. Isso porque, nelas, os eleitores vão às urnas para escolher seus pré-candidatos preferidos dentro dos partidos.

Essa etapa está marcada para acontecer em dias diferentes para cada Estado, entre 15 de janeiro e 30 de abril. Ou seja, o democrata Joe Biden, atual presidente americano, e o republicano Donald Trump, seu antecessor, disputarão com outros candidatos em seus respectivos partidos pela preferência dos eleitores.

As indicações dos partidos são sacramentadas em convenções nacionais das legendas, marcadas para acontecer em julho e agosto de 2024. Depois delas, começa o embate direto entre os candidatos escolhidos pelos dois partidos, até a votação em novembro. O presidente eleito nos Estados Unidos em 2024 tomará posse em 20 de janeiro de 2025.

Além de escolher o novo presidente e seu vice, os americanos também votam em novembro para eleger:

– 34 senadores;

– 435 deputados;

– 13 governadores.

O sistema político dos Estados Unidos é frequentemente descrito como um sistema bipartidário, com o Partido Democrata e o Partido Republicano disputando os principais assentos na política do país. Há partidos menores, mas com poucas chances de eleger seus candidatos nos principais cargos em disputa.

Ainda, os americanos não são obrigados a votar nas eleições nos Estados Unidos. Por lá, o voto é visto como um direito concedido a todos os cidadãos acima dos 18 anos, e não como uma obrigação. Ou seja, cabe a cada cidadão decidir se vota ou não, sem aplicação de multas ou a necessidade de justificar ausência.

Colégio Eleitoral

Nos EUA, o presidente é escolhido pelo Colégio Eleitoral. Os votos dos eleitores são, na verdade, uma instrução para que os delegados de um determinado Estado votem no Colégio Eleitoral.

Funciona assim: quando o eleitor vota no candidato do Partido Republicano, por exemplo, na verdade o cidadão está instruindo aos delegados eleitos do seu estado para que votem no candidato republicano no Colégio Eleitoral. Se a maioria decidir por esse candidato, o vencedor leva todos os votos dos delegados. Isso ocorre em todos os estados americanos, exceto em Nebraska e no Maine.

Desta forma, é possível que um candidato seja derrotado nas urnas em votos absolutos, mas ser eleito graças ao Colégio Eleitoral. Por isso, vencer em alguns estados é mais importante do que em outros. No total, para se eleger, o presidenciável precisa conquistar 270 votos.

O raro delegado que votar em outra pessoa pode ser multado, desqualificado e substituído, ou potencialmente até mesmo processado pelo seu estado, de acordo com o divulgado pelo Governo dos EUA. As informações são do jornal Valor Econômico.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Elon Musk posta imagem do presidente da Argentina em Davos associada a uma cena sensual para elogiar discurso
Saiba o que pode acontecer com Patrícia Lélis, brasileira foragida da Justiça americana após acusação de fraude
https://www.osul.com.br/como-funcionam-as-eleicoes-nos-estados-unidos-entenda/ Como funcionam as eleições nos Estados Unidos? Entenda 2024-01-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar