Terça-feira, 26 de Maio de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
17°
Fair

Economia Desemprego sobe para 11,6% em fevereiro e atinge 12,3 milhões de brasileiros

Compartilhe esta notícia:

Dados foram divulgados nesta terça-feira pelo IBGE

Foto: Divulgação
Número de pessoas na fila por um emprego aumentou em 1,2 milhão na comparação com o último trimestre de 2019. (Foto: Divulgação)

A taxa de desemprego no Brasil subiu para 11,6% no trimestre encerrado em fevereiro, atingindo 12,3 milhões de pessoas, segundo divulgou nesta terça-feira (31) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O aumento, na comparação com o trimestre terminado em novembro (11,2%), interrompeu dois trimestres seguidos de quedas significativas no desemprego. A taxa, porém, é inferior a registrada no mesmo período do ano passado (12,4%).

No trimestre encerrado em janeiro, o desemprego ficou em 11,2%, atingindo 11,9 milhões de brasileiros. O IBGE, no entanto, só considera comparáveis os resultados de um mesmo trimestre e de três meses de intervalo.

“O trimestre encerrado em fevereiro deste ano se apresenta com uma taxa inferior ao do mesmo período do ano passado. Essa queda foi causada pelo crescimento no número de pessoas ocupadas [1,8 milhão], o que impediu a taxa de crescer nessa comparação”, afirmou a analista da pesquisa, Adriana Beringuy.

Informalidade cai, mas ainda tinge 38 milhões de pessoas

Já a taxa de informalidade caiu para 40,6% no trimestre encerrado em fevereiro, ante de 41,1% no trimestre de setembro a novembro de 2019. O país, no entanto, ainda reúne um total de 38 milhões de informais.

Nesse grupo estão os trabalhadores sem carteira, trabalhadores domésticos sem carteira, empregadores sem CNPJ, os conta própria sem CNPJ e trabalhadores familiares auxiliares.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Espanha registra pico de mortes em um dia: 849 nas últimas 24 horas
CCR ViaSul distribui kits de alimentação e higiene para caminhoneiros em suas rodovias para a prevenção do coronavírus
Deixe seu comentário
Pode te interessar