Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Dia da Consciência Negra: Senac Comunidade debate a importância da data

Compartilhe esta notícia:

Música e arte fazem parte das atividades coordenadas pela assistente social Larissa Silva Jorge. (Créditos: Divulgação Senac-RS)

 

Na semana da Consciência Negra, o Senac Comunidade aborda o tema com os alunos do Programa de Aprendizagem. De 19 a 23 de novembro, a assistente social Larissa Silva Jorge trabalha com ações específicas para contextualizar a data. “Com o apoio dos docentes o GT Social e MPS, lançamos o Intervalo Cultural. São atividades voltadas à reflexão sobre a história do povo negro, seu legado, arte, música, Cinema entre outros. Estarão sendo realizadas atividades em sala de aula e nos intervalos de turma”, explica Larissa.

Os alunos produziram trabalhos artísticos reproduzindo figuras negras emblemáticas como Martin Luther King Jr., Marielle Franco, Neymar Jr., Rosa Parks, Nilo Peçanha, Machado de Assis, Dandara, Jimi Hendrix, Ronaldinho Gaúcho, Eddie Murphy, Will Smith, Tim Maia, Zumbi dos Palmares, Neil deGrasse Tyson, Cartola, Lázaro Ramos, Tupac Shakur, Barack Obama, Rihanna e Pelé. Além disso, também colaram frases como “a única raça que existe é a raça humana” pelas escadarias da escola.

“É muito importante ressaltar a data, porque assim tratamos a questão desigualdade e preconceito racial como algo passível de mudança. Entendemos que um novo rumo passará pela mudança de concepção das juventudes, como também pelo igual o acesso às oportunidades, ao mercado de trabalho, a educação e qualidade de vida à todos e todas indiferente a cor da sua pele”, frisa Larissa Silva Jorge.

Nos próximos dias ainda estão previstas uma série de atividades envolvendo músicas, fotos e roda de capoeira. “Tudo de grande relevância diante do universo da representatividade negra, como também na representatividade histórica. Uma interação entre os jovens, críticas sobre o lugar do negro e a mudança de perspectiva em relação às possibilidades de ascensão profissional, visto termos grandes precursores que lutam e lutaram pela equidade social e Direitos Humanos”, conclui a assistente social do Senac Comunidade.

A pedagoga da instituição, Andreia Pauleski, reitera que a escola é um espaço de interações e desenvolvimento pessoal e social não apenas para os alunos, mas também para os profissionais que atuam no Senac Comunidade. “Não são as salas, os livros e os laboratórios que fazem de um espaço uma escola. O que faz uma escola é a riqueza da diversidade humana que circula por seus corredores. Aqui, entendemos educadores como todos os colaboradores do Senac- RS. A diferença é que alguns são educadores-docentes e outros educadores que não dão aulas. Todavia, todos, absolutamente todos, estão envolvidos e são corresponsáveis pelo processo educativo”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Para o ministro Luís Roberto Barroso, “vivemos uma onda de revitalização do Brasil, uma travessia dura, que nos conduzirá a um país ético”. Ele participou das comemorações em Porto Alegre dos 70 anos do Estado de Israel
14º Circuito Nacional Sesc Triathlon 2018: Inscrições encerram nesta quarta-feira (21) ou até atingir o limite de 500 participantes
https://www.osul.com.br/dia-da-consciencia-negra-senac-comunidade-debate-a-importancia-da-data/ Dia da Consciência Negra: Senac Comunidade debate a importância da data 2018-11-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar