Sexta-feira, 17 de outubro de 2025
Por Gisele Flores | 17 de outubro de 2025
Diretoria eleita no dia 15 de outubro, tendo como presidente André Luiz Narciso Rosa
Foto: Eleito por aclamação no dia 15 de outubro, André Luiz Narciso Rosa assume a presidência da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC)A paixão pelo Cavalo Crioulo, que une gerações e molda a cultura campeira do Sul, está prestes a ganhar novos horizontes. Eleito por aclamação no dia 15 de outubro, André Luiz Narciso Rosa assume a presidência da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) com uma missão ambiciosa: levar a raça do Sul para todo o Brasil. A posse oficial ocorre em 1º de dezembro, mas o período de transição já começou.
Com 1.500 provas anuais e eventos consolidados em dez estados, o Cavalo Crioulo vive um momento de expansão. A nova gestão quer ampliar rebanhos, incentivar o uso da raça na lida e nas práticas esportivas, e consolidar o Crioulo como marca nacional. “Levar o cavalo do Sul para frente é o que nos move: introduzir a raça nas diferentes culturas equestres do país e consolidá-la como marca. Isso nos mostrará um futuro sem limites tanto para o Cavalo Crioulo quanto para os negócios e projetos que existem por ele e para ele”, afirma Rosa.
A movimentação econômica gerada pelo universo crioulista é estimada em R$ 3 bilhões por ano apenas no Rio Grande do Sul, segundo estudo preliminar da Esalq/USP. Rosa pretende fortalecer a presença da ABCCC na chamada Região 8, que inclui São Paulo, Norte, Nordeste e Centro-Oeste, dando continuidade ao trabalho do atual presidente Cesar Hax, de quem foi vice-presidente de Modalidades Seletivas. “Foi uma aula de gestão e convivência. O Cesar nos mostrou que tudo isso era possível”, reconhece.
Natural de Santa Catarina, Rosa comanda a Estância Guapuruma, em Navegantes, e atua no setor imobiliário. Sua história com o Cavalo Crioulo começou nos rodeios da década de 1990, levado pelo pai. Aos 14 anos, adquiriu seu primeiro exemplar da raça, Bagiru AA, diretamente do criador Astrogildo Amaral. Em 1991, registrou seu afixo na ABCCC, há exatos 34 anos. Desde então, acumulou experiência como jurado e dirigente, tendo atuado em finais do Freio de Ouro.
A nova diretoria da ABCCC, formada por nomes com trajetória sólida na raça, assume com metas claras: ampliar o número de associados (hoje em 5 mil), expandir as 14 modalidades esportivas e fortalecer os núcleos regionais. “É nos núcleos que as famílias têm o primeiro contato com o Cavalo Crioulo. Queremos atrair novas gerações”, destaca Rosa.
Na infraestrutura, a gestão prevê a conclusão das obras no entorno da Arena em Esteio, aprimorando o espaço para receber associados e visitantes. “Queremos arrumar o ninho para que venham novas pessoas”, resume o presidente eleito.
Presidente: André Luiz Narciso Rosa –Vice-Presidente Técnico: Leonardo Alberton Ardenghy – Modalidades Seletivas: Júlio César Moreira Hax – Provas Esportivas: Fernando Gonzales – Comunicação: Bruno Berwig Tombini – Relações Comerciais: Ramiro Davis – Administrativo-Financeiro: Miguel Scarpellini Campos – Núcleos: Guilherme Wendler – Jurídico: Gilberto Rodrigues de Freitas – Expansão: Roberto Araújo Diedrich – Secretário: Carlos Alberto de Souza Júnior – Conselho Fiscal: Roberto Xavier Martins, Daniel Jaeger Gonçalves da Silva, Frederico Wolf.
Com raízes profundas e visão ampla, a nova gestão da ABCCC promete fazer do Cavalo Crioulo não apenas um símbolo regional, mas uma referência nacional — conectando tradição, esporte e desenvolvimento econômico em uma só marcha. (Por Gisele Flores)