Quinta-feira, 03 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 6 de fevereiro de 2025
Até esta segunda-feira (10), proprietários de imóveis localizados em Porto Alegre podem quitar a primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025. Quem não efetuar o pagamento terá como nova data-limite o dia 31 de março, com multa de 10% e juro de 2% – índice acrescido de 1% para cada mês de atraso.
A guia pode ser obtida por meio do aplicativo whatsapp, bastando enviar mensagem ao número (51) 3433-0156. Deve ser selecionada a opção “IPTU 2025” e seguidas as instruções que aparecem na tela, permitindo assim o acesso instantâneo ao boleto, bem como ao cálculo do valor do tributo.
Também é possível recorrer ao site oficial prefeitura.poa.br/iptu. Nessa alternativa, é necessário clicar na aba “Emitir Guia”. Em ambos os canais, é necessário informar o número de CPF do proprietário, bem como a inscrição do imóvel no registro (quem não souber o número pode consultá-lo nos mesmos canais de atendimento).
“A inadimplência acarreta outras consequências, como inclusão do nome em dívida ativa nos serviços de restrição de crédito”, alerta a Secretaria Municipal da Fazenda (SMF). Um procedimento recomendado é o cadastro no sistema de débito automático – a solicitação também é feita no site do IPTU e permite o desconto do valor diretamente na conta bancária.
É necessário verificar nos lançamentos futuros da conta-corrente se o débito da próxima parcela está programado, para não se correr o risco de perda da opção de parcelamento. Quem já utilizou essa opção em anos anteriores e não cancelou o serviço não precisa realizar o cadastro novamente.
Quem precisar de atendimento presencial pode se dirigir à Coordenação de Atendimento ao Contribuinte (CAC), localizada na rua Siqueira Campos nº 1.300 (Centro Histórico) e que funciona das 9h às 16h. O “doc” também pode ser retirado nos postos do Tudo Fácil (Centro, Zona Norte e Zona Sul), no Centro de Referência do Idoso ou nas 17 subprefeituras espalhadas pela cidade.
(Marcello Campos)