Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Light Drizzle

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Economista que ajudou a criar o Plano Real defende perdão à corrupção

Compartilhe esta notícia:

André Lara Resende fez a declaração em uma aula na Universidade Columbia (EUA). (Foto: Reprodução)

Em uma aula na Universidade Columbia (EUA), uma das melhores do mundo, o economista André Lara Resende, 64 anos, defendeu um perdão consciente a atos de corrupção, pacto que permitiria a superação da agenda de crise no Brasil.

“Temos uma sociedade de baixo capital cívico [conceito que ele define como o estoque de crenças e valores que estimulam a cooperação entre as pessoas]. O que causa a mudança?”, questionou. “Vou dizer uma coisa bastante provocativa. Minha impressão é que, quando você tem uma crise como a que temos no Brasil, com a Lava-Jato, a forma que podemos usá-la para provocar uma mudança é dizer: Vamos começar do zero, vamos superar o passado”, disse.

“Mas quem diria isso?”, questionou uma espectadora. “Não é quem, mas como”, respondeu Resende. “Em um almoço, estávamos discutindo a questão do perdão. Eu acho que há algo inteligente. Se você leva a lógica da vingança adiante, de um lado a outro, você termina em confusão. A certo ponto, você tem que dizer ‘ok, entendido. Isso faz parte do passado e temos de recomeçar de outra base’”.

O economista fez parte da equipe que formulou o Plano Real e presidiu o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) no governo Fernando Henrique Cardoso. Afastou-se da política, passou anos no mercado financeiro e, na última campanha presidencial, em 2014, atuou na equipe econômica de Marina Silva (Rede). (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Colisão entre dois trens deixa 50 feridos na Alemanha
Agência de risco diz não contar com a volta da CPMF em nosso País e aguarda plano B do Brasil
https://www.osul.com.br/economista-que-ajudou-a-criar-o-plano-real-defende-perdao-a-corrupcao/ Economista que ajudou a criar o Plano Real defende perdão à corrupção 2015-10-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar