Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
31°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul O governador gaúcho diz que a vacinação no Rio Grande do Sul pode começar na quinta

Compartilhe esta notícia:

Eduardo Leite fez as afirmações pelo Twitter.

Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini
Eduardo Leite fez as afirmações pelo Twitter. (Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini)

O governador Eduardo Leite afirmou neste domingo (17), pelo Twitter, que a vacinação no Rio Grande do Sul pode começar na próxima quinta-feira (21). Segundo Leite, ainda na segunda-feira (18) deve começar a distribuição da primeira leva aos Estados.

Eduardo Leite fez as afirmações em meio à reunião da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para aprovação das vacinas CoronaVac, do Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac, e da vacina da Fiocruz, desenvolvida em parceria com o laboratório AstraZeneca e Universidade de Oxford.

“Brasil acompanha com expectativa a aprovação pela Anvisa das vacinas do Butantã (coronavac) e da Fiocruz (Oxford). Amanhã [segunda] mesmo deve começar a distribuição da primeira aos estados. Vacinação, assim, possível de ser iniciada até o dia 21 (talvez 20). O RS está pronto! #vacinaJÁ”, escreveu o governador.

“Nossa rede de frios, a logística de distribuição para as coordenadorias regionais de saúde, as seringas agulhadas… tudo pronto para o início da imunização no estado”, seguiu Leite.

Por fim Eduardo Leite cumprimentou o governador João Doria Junior, por viabilizar a parceria internacional do Butantan, e o Ministério da Saúde, por fazer a parceria com a Fiocruz e Oxford/Astrazeneca, levando duas vacinas aos Estados. Depois, saudou a ciência e os cientistas.

Coronavírus no RS

O Rio Grande do Sul registrou neste domingo (17) 1.871 novos casos da Covid-19 e foram confirmados mais 45 óbitos. O total de casos confirmados é de 506.885 e o de óbitos, 9.921. Os recuperados são 479.262 (95% dos casos). 

Câmaras frias

A SES (Secretaria da Saúde) informou na sexta-feira (15) que distribuiu, desde dezembro, 43 novas câmaras frias para a conservação de vacinas às 18 coordenadorias regionais, antecipando a logística para a vacinação contra a Covid-19 neste ano. Ao todo, são 96 equipamentos em funcionamento em todas as regionais da SES, cobrindo todos os municípios do RS. Somada à estrutura da Ceadi (Central Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos), em Porto Alegre, a capacidade total de armazenamento é para até 10 milhões de doses.

Apesar desse porte, a previsão é que esse volume não precise ser alcançado, já que são previstos lotes em menor quantidade e que pouco ficarão armazenados, sendo de imediato distribuído aos municípios. A capacidade também garante a sequência, em paralelo, do atendimento da rede às demais vacinas e imunobiológicos previstos nos calendários de vacinação de crianças e adultos.

Assim que as doses chegam ao Estado, seguem para a Ceadi. No local, é feita a separação para as regionais, de acordo com critérios populacionais dos grupos a serem vacinados e de acordo com o volume recebido. Do local, partem os caminhões para as 17 regionais do interior, para a regional com sede na capital e para a central de armazenamento da Secretaria de Saúde de Porto Alegre.

Com o objetivo de garantir agilidade ao processo, também estão previstas entregas diretas para os dois maiores municípios de cada regional. Assim, o cronograma seria de 55 destinos para o envio: 18 coordenadorias e 37 municípios. Os municípios que não receberem diretamente o seu lote, farão a retirada na regional de sua abrangência de acordo com a agenda programada.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Casal octogenário foi parar na UTI com coronavírus por causa de reunião em sítio
Rio Grande do Sul tem 1.871 novos casos de coronavírus e mais 45 óbitos
https://www.osul.com.br/eduardo-leite-diz-que-vacinacao-no-rs-pode-comecar-no-dia-21/ O governador gaúcho diz que a vacinação no Rio Grande do Sul pode começar na quinta 2021-01-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar