Quinta-feira, 30 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Em meio à calamidade pública em que se encontra o RS, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde orienta a população a manter a vacinação atualizada

Compartilhe esta notícia:

Doenças infecciosas de transmissão hídrica estão entre as preocupações. (Foto: Divulgação)

Em meio à calamidade pública em que se encontra o Rio Grande do Sul, a área de Imunizações do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) reforça a importância de manter a imunização contra doenças que possuem vacina. Os imunizantes que já estavam previstos no calendário vacinal, conforme indicação do Plano Nacional de Imunizações (PNI), estão à disposição dos municípios. Algumas vacinas específicas também estão sendo enviadas, conforme disponibilidade.

Dentro do possível, a orientação é que sejam atualizados esquemas de vacinação contra a gripe (influenza) e a covid-19, as quais protegem contra infecções respiratórias – especialmente no atual momento, quando várias pessoas estão abrigadas em espaços com outras famílias, facilitando a contaminação por esses vírus.

Também estão sendo aplicadas vacinas antirrábicas, antitetânicas e contra Hepatite A, que são as principais ocorrências em eventos climáticos extremos como o que está assolando o Estado. Conforme demandas, também estão sendo enviados, por via área, de acordo com as condições dos locais, soros antídotos contra picadas de animais peçonhentos.

Documentos perdidos

Em decorrência das enchentes, muitas pessoas perderam diversos documentos, incluindo a carteira de vacinação, porém existe um sistema de informação com registros. Em caso de não haver nenhuma vacina registrada, a pessoa deverá tomar as vacinas conforme o calendário nacional de vacinação recomendado para a idade.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Transmissão de doenças como leptospirose, tétano e hepatite A pode aumentar
Chuvas no RS: Apenas pessoas em alto risco devem usar antibióticos, alerta Sociedade Brasileira de Infectologia
https://www.osul.com.br/em-meio-a-calamidade-publica-em-que-se-encontra-o-rs-o-centro-estadual-de-vigilancia-em-saude-orienta-a-populacao-a-manter-a-vacinacao-atualizada/ Em meio à calamidade pública em que se encontra o RS, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde orienta a população a manter a vacinação atualizada 2024-05-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar