Sábado, 18 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
12°
Shallow Fog

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Em Passo Fundo, pessoas com comorbidades já estão sendo vacinadas a partir dos 18 anos

Compartilhe esta notícia:

Serviço está disponível no município desde esta quinta-feira. (Foto: Divulgação/Ministério da Saúde)

A Secretaria Municipal da Saúde de Passo Fundo (Região Norte do Estado) ampliou a vacinação contra o coronavírus para as pessoas com comorbidades. Desde esta quinta-feira (6), as pessoas com comorbidades ou deficiência permanente já podem receber a primeira dose a partir de 18 anos, além de gestantes e puérperas (mães que deram à luz em até 45 dias antes).

Para receber a primeira dose, é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF ou cartão SUS e comprovante de residência. Pessoas com comorbidades também devem portar atestado médico ou receitas atualizadas de medicamentos de uso contínuo.

Segundo a prefeitura, Passo Fundo já contabiliza quase 49 mil pessoas contempladas com a primeira dose. Dessas, 22,5 mil já completaram o esquema vacinal com a segunda injeção. Atualmente, o serviço local é oferecido em um Centro de Tradições Gaúchas (CTG), cinco postos de saúde, um ambulatório e outros dois endereços.

Orientação estadual

De acordo com a titular da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Arita Bergmann, os municípios não devem guardar ampolas da vacina Coronavac-Butantan em estoque. A orientação é para que utilizem tudo na segunda aplicação para quem recebeu a primeira há 28 dias ou mais.

Ela também ressaltou que os municípios não devem, por conta própria, desobedecer a fila de grupos prioritários definida pelo Ministério da Saúde:

“Todos merecem vacina, ninguém é mais importante, mas precisamos priorizar a vacinação de quem está mais exposto a complicações, internações e óbitos. Ao proteger uma gestante, por exemplo, estamos protegendo duas vidas.”

Os municípios que alcançarem todas as pessoas dos grupos elencados poderão abrir a campanha de vacinação para as pessoas com comorbidade com 32 anos, e depois com 31 anos e assim progressivamente. “Não podemos é deixar doses paradas”, frisou Arita.

Oxford

O lote de vacinas Oxford-Astrazeneca-Fiocruz que chegaram ao Estado nesta quinta-feira, juntamente com a remessa de imunizantes da Pfizer programada para desembarcar na próxima segunda-feira (10), será utilizado para duas finalidades: concluir o ciclo a todas as gestantes e puérperas, pessoas cadastradas com deficiência permanente (em ambos os casos, maiores de 18 anos) e indivíduos com comorbidade e faixa etária a partir de 33 anos.

Até o momento, já foram entregues aos 497 municípios gaúchos doses suficientes para todos os maiores de idade com síndrome de Down ou tratamento por diálise para problema renal, além de grávidas e puérperas com alguma comorbidade. A lista inclui, ainda, pessoas a partir de 40 anos com com comorbidade ou deficiência permanente .

Também já receberam ao menos uma dose no Rio Grande do Sul os idosos, trabalhadores de saúde, integrantes de comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas, pessoas com deficiência vivendo em instituições de acolhimento e membros de forças de salvamento e segurança que atuam na linha-de-frente do combate à pandemia.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Ministro do Meio Ambiente dá início à concessão da Floresta Nacional de Canela, na Serra Gaúcha
Defensoria diz que relatos indicam execução em operação policial no Rio de Janeiro
https://www.osul.com.br/em-passo-fundo-pessoas-com-comorbidades-ja-estao-sendo-vacinadas-a-partir-dos-18-anos/ Em Passo Fundo, pessoas com comorbidades já estão sendo vacinadas a partir dos 18 anos 2021-05-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar