Sábado, 27 de junho de 2026
Por Cláudio Humberto | 16 de abril de 2023
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
A suíte presidencial do St Regis, hotel que o presidente Lula e a primeira-dama Janja ficaram em Pequim (China), tem diária para poucos, a rigor, só para milionários: mais de R$66 mil. O quarto tem acesso privado e conta com uma cama tipo “king”, do tamanho daquela comprada para o Alvorada, banheiro em mármore, banheira de hidromassagem com vista para a capital chinesa, coquetéis de cortesia e um belíssimo espaço de 200 m². Um mordomo também fica à permanente disposição do hóspede.
Muita grana
Só de imposto e taxa, a suíte presidencial custa uma pequena fortuna, são quase R$9,5 mil por dia.
Xô, pobre
Para se hospedar no quarto mais mixuruca do mesmo hotel que Lula ficou, tem que deixar quase um salário-mínimo por lá: R$1,2 mil.
É de fazer inveja
Um dos serviços oferecidos pelo exclusivíssimo hotel é massagem, seis tipos. O spa tem hidroterapia e água de fontes termais e naturais.
Espaço e conforto
A suíte presidencial conta ainda com duas salas, uma de estar e outra de jantar, que cabe até 10 pessoas confortavelmente acomodadas.
Até defunto votou em eleição para direção partidária
A convenção que alçou Júlio Fidelix, irmão de Levy Fidelix, ao posto de presidente do PRTB registrou o voto de ao menos uma pessoa que já morreu. A suposta eleição ocorreu em dezembro de 2021 e registra a assinatura de José Carlos Caltarossa como presente e votante. A coluna teve acesso à certidão de óbito do assinante, morto quatro anos antes, em 2018, por complicações decorrentes de um câncer no estômago. A coluna pediu posicionamento do PRTB, mas não houve retorno.
Pulou fora
Júlio Fidelix tenta pôr as mãos no comando do PRTB desde a morte do irmão. Até ocupou a presidência, mas acabou abandonando o posto.
Negócio familiar
Com o comando questionado na Justiça pela viúva de Levy, Júlio deixou a presidência, mas passou o comando para o enteado, John Herberthe.
Cada um por si
Com arroxo da Justiça, além de Júlio, o braço direito Olier Garcia, irmão do governador Denarium (Roraima), também caiu fora.
Diz aí, ministro
Em respeito aos admiradores e para neutralizar os críticos, Ricardo Lewandowsky deveria explicar se a antecipação da aposentadoria no STF está ligada à sua contratação, certamente em valores lotéricos, para atuar na defesa do grupo J&F, da dupla Joesley e Wesley Batista.
Reparações
Para o senador Eduardo Girão (Novo-CE), “o ministro da Casa Civil [Rui Costa] deve no mínimo dar explicações e fazer a devida reparação aos cofres públicos”, sobre os móveis e acessórios de R$200 mil de Lula.
Censura sob disfarce
O presidente da Câmara, Arthur Lira, avisou que será discutido na última semana do mês o Projeto da Censura, sob pretexto de “combate a fake News”, relatado por Orlando Silva (PCdoB-SP), cujo partido cultuou por décadas o regime do stalinista Enver Hoxha, ditador da Albânia.
Burocracia burra
(Finalmente) ganhou críticas no New York Times a política de vistos dos EUA, que demora até um ano para serem emitidos. Chegadas internacionais ao país ainda estão 40% menores que antes da pandemia.
Onde está Wally?
Com mais de 180 pessoas, a constrangedora foto oficial da comitiva do petista Lula, ministros, governadores e aspones na China mais parecia um “Onde está Wally?” tupiniquim.
Hipocrisia no papel
Lula e Xi Jinping emitiram comunicado cobrando os US$100 bilhões prometidos na COP por países desenvolvidos em 2009, para combater “mudança climática”. A China é responsável por quase um terço de todo o CO2 emitido no mundo, já o Brasil responde por pouco mais de 1%.
Impeachment, 7 anos
Em 17 de abril de 2016, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovava o relatório pró-impeachment da petista Dilma Rousseff, atual banqueira dos Brics, com 367 votos a favor, apenas 137 contra e 7 abstenções.
Sumiço
Pegou mal a revelação de que o desembargador Marcelo Malucelli deu decisão em processo que cita Sérgio Moro. A notícia sumiu do site do TRF-4. O magistrado é pai do sócio do senador em banca de advocacia.
Pensando bem…
…a fungada e “encoxada” poderão arruinar uma união que nasceu nos tempos de Colégio Marista, no Maranhão.
PODER SEM PUDOR
Só japonês dá jeito
O ex-presidente Jânio Quadros não botava muita fé na força de trabalho dos agricultores brasileiros. Certa vez, num encontro com o ex-presidente Juscelino Kubitscheck, promovido no Rio pelo amigo Augusto Marzagão, ele interrompeu assim o discurso do interlocutor sobre a reforma agrária ideal: “…e o Instituto de Imigração proporcionaria a cada beneficiado uma família de japoneses para trabalhar!”
Com Rodrigo Vilela e Tiago Vasconcelos
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Voltar Todas de Cláudio Humberto
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Pra tu ver que nenhum salva… que tal uma “Terceira Via”? ISSO ninguém quer, né?
E os móveis que o biroliro roubou do Alvorada, nenhum comentário?
Para além das joias sauditas, Piquet e Bolsonaro têm lista de favores trocados entre si
O ex-piloto doou, por exemplo, R$ 501 mil para a reeleição de Bolsonaro. Foi a maior contribuição recebida pelo então candidato, excluindo as doações do seu partido
Vai comprar na shopee! Paga imposto e faz o L. O…!
revsita caras de jornalismo achando q isso derruba imagem de presidente eleito democraticamente. O mito, q era idoladrato pelo jornalista, tinha um filho brigando com nosso maior parceiro comercial ( China). Já o atual presidente vai p fomentar negócios com toda Ásia e parte do oriente, mas o problema é a diária do hotel? kkkk Coluna caras de fofoca jornalística kkkkkk isso é tática ultrapassada, tente outra
fale por vc, posso inverter essa lógica e dizer q tu defende bolsonaro q se aposentou com 30 e poucos anos enquanto só a maisa q era do sbt só vai se aposentar. aacho q é questão de ponto de visto e nao uma questao de cambada de Otario
Acho que quem defende o Luís deveria rever seus conceitos, o cara vive como rei e seus suditos com 18 reais a mais no mês que vem… Cambada de otário , defendendo este crápula.
ale mountain lacrou, parabéns kkkkk