Sábado, 03 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 23 de janeiro de 2018
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Uma das melhorias realizadas na educação brasileira, segundo o governo antecessor, foram os investimentos no ensino da população. Pois bem, talvez agora tenha chegado o momento de mostrar alguns dados dos resultados alcançados nesses anos – que na realidade não passaram de discursos.
Segundo estudo realizado pela ONG Todos Pela Educação, 95% dos alunos do ensino médio saem da escola sem conhecimento básico em matemática, ao mesmo tempo em que 78,5% saem sem ter conhecimento da língua portuguesa. A tudo isso, podemos somar o fato de que 73% dos brasileiros não são plenamente alfabetizados.
Se analisarmos o ranking do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês), veremos que, desde o ano de 2003, o Brasil entrou em queda livre nos índices das matérias de literatura, matemática e ciências, contrariando qualquer fala que possa ser proferida em palanques, noticiários e campanhas.
Recentemente foram realizadas as provas do Enem, e claro que o resultado não poderia ter sido diferente: quase todos os índices de avaliação ficaram piores em relação aos dos anos anteriores.
Dos 4,72 milhões de candidatos que realizaram a prova, somente 53 tiraram a nota máxima na redação, e, por incrível que possa parecer, 309.157 pessoas tiveram nota zero na correção, representando aumento de mais de 4% em comparação ao ano de 2016.
Ano após ano, as estatísticas vêm piorando. E por que o discurso segue mentiroso e mascarando a realidade? A verdade é que a educação não funciona sob o controle estatal.
Devemos implementar a privatização do ensino. Privatizar, nesse caso, significa dar melhores condições de estudo para os mais pobres. Com a concorrência, esses alunos poderiam estudar em escolas particulares, tendo sua mensalidade paga pelo Estado, por meio de vouchers educativos.
O formato atual já demonstrou o fracasso que representa, então não seria a hora de fazer algo diferente?
Fabio Steren, consultor em segurança, empresário e associado do IEE.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
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