Segunda-feira, 24 de junho de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui


Dicas de O Sul Entenda a diferença entre laboratórios científicos e sua importância para a sociedade

Compartilhe esta notícia:

Os laboratórios são ambientes muito importantes em diversas atividades.

Foto: Hans Reniers/Unsplash
Os laboratórios são ambientes muito importantes em diversas atividades. (Foto: Hans Reniers/Unsplash)

Os laboratórios são ambientes muito importantes em diversas atividades, desde pesquisas na área alimentar, farmacêutica, petroquímica e muitas outras. Através deles obtemos informações que podem garantir a precisão de algum produto ou então entregar resultados dos mais diversos testes, desde exames de sangue, passando pela avaliação de produtos que vão para mercados até análise de vírus para garantir novas vacinas e vidas salvas.

Dentro do ambiente de um laboratório podemos encontrar uma série de equipamentos, notadamente o titulador que pode ser manual ou automático. A função dos tituladores é determinar a concentração de uma determinada substância por meio de uma reação química controlada. Um reagente (o titulante) é adicionado a um volume conhecido e assim a reação química é monitorada.

O titulador automático é um equipamento essencial nos laboratórios de várias indústrias, desde as alimentícias, farmacêuticas e muitas outras.

Um titulador automático realiza o processo de titulação de maneira automática desde a preparação da amostra, a análise da série de amostras inclusive o cálculo dos resultados, tudo de maneira rápida e prática. Com ele obtemos análises precisas, retrotitulações, precipitação, potenciométricas, determinação de título e outras.

Os tituladores automáticos são, como dissemos, instrumentos fundamentais para a pesquisa e estão presentes em vários tipos de laboratórios como:

Laboratórios de Pesquisas
Existem laboratórios de pesquisas de vários tipos, cada um deles dedicado a uma área específica. Dentre seus instrumentos de trabalho estão os tituladores automáticos, estufas, microscópios eletrônicos, agitadores, estufas e outros.

Laboratórios Farmacêuticos
Dentro dos laboratórios farmacêuticos os pesquisadores realizam testes importantes antes de lançarem qualquer produto farmacêutico no mercado. Ali também realizam o controle da qualidade de cada um dos produtos utilizando métricas para obterem as medições. Dentre os equipamentos mais utilizados estão os tituladores automáticos.

Laboratórios Industriais
Os laboratórios industriais estão presentes nas mais diversas áreas da indústria, desde a química à petrolífera. São responsáveis pela análise dos produtos e controle de qualidade.

Laboratórios Alimentícios
Os laboratórios alimentícios são verdadeiramente essenciais na área alimentar. São responsáveis pelo controle de qualidade dos produtos, pela análise microbiológica e também determinação nutricional de um determinado alimento.
Ali são realizados testes dos mais variados utilizando equipamentos como o titulador automático, espectrofotômetros, microscópios e outros.

Outros instrumentos de laboratórios:
Dependendo do laboratório os instrumentos podem ser completamente diferentes. Por exemplo, um laboratório de engenharia e arquitetura pode ter a impressora 3D, uma tecnologia realmente fascinante pelos seus diversos usos e possibilidades.

Os laboratórios que a gente imagina são os de análise e de química, que contam com o béquer, o Bico de Bunsen, que é aquela fonte de fogo que acende uma chama forte quase imediatamente e, claro, os microscópios para ver partículas, corpos e seres que são tão pequenos que o olho nu não consegue capturar.

O investimento em um laboratório não é barato, o que dificulta um pouco sua presença no nosso sistema educacional, por exemplo. Entretanto, o investimento se paga e isso abordaremos abaixo.

Necessidade de investimento pesado em ciência
Cada vez mais teremos exemplos da importância de investir pesado em ciência, tanto na formação de profissionais como de estruturas como laboratórios. O primeiro passo nesse sentido é pela educação, incentivando crianças e adolescentes por esse caminho e criando oportunidades para a construção de carreiras aqui e não ter a temida fuga de cérebros.

Esses laboratórios não servem apenas para mensurar, analisar e trazer novas soluções para as indústrias já existentes, mas nos ajudar também a solucionar crises, como a pandemia da Covid-19 e agora com doenças que desafiam o país como a Dengue.

O investimento em laboratórios não é barato, mas ele se paga e por isso é algo que os países desenvolvidos investem e os que estão em desenvolvimento, buscando um espaço entre os maiores PIBs e IDH, dão total prioridade.

Em escolas, esses laboratórios podem servir para explicar os mais diversos fenômenos, inclusive incentivando a interdisciplinaridade com matérias e assuntos dos mais diversos. Podemos ir muito além do vulcão com argila e incentivar criações e a imaginação em um ambiente tão fértil como uma biblioteca, uma sala de músicas ou uma quadra poliesportiva.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Dicas de O Sul

Nível das águas do Guaíba fica abaixo de 4 metros pela primeira vez desde o dia 3 deste mês
Novo sistema nacional de alerta de emergências climáticas deve entrar em operação até dezembro
https://www.osul.com.br/entenda-a-diferenca-entre-laboratorios-cientificos-e-sua-importancia-para-a-sociedade/ Entenda a diferença entre laboratórios científicos e sua importância para a sociedade 2024-05-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar