Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Estados devolverão para o governo federal 10 mil quilômetros de estradas

Compartilhe esta notícia:

Voltam para a União as estradas que ligam capitais, as que são usadas para o escoamento da safra e as que chegam às regiões de fronteira e aos portos (Foto: Banco de Dados)

Já com falta de dinheiro para cuidar das rodovias pelas quais é responsável, o governo federal vai ter de reassumir mais 10 mil quilômetros de estradas. Os trechos estão sendo devolvidos após quase 15 anos de divergência entre a União e os Estados sobre quem seria o responsável por tomar conta dessas estradas.

Em 2002, a União e 15 governos estaduais acertaram que 14,5 mil quilômetros de rodovias federais passariam a ser administrados pelos Executivos estaduais. Para isso, foram prometidos recursos federais anuais para a manutenção dessas estradas. No primeiro ano, os recursos (R$ 1,8 bilhão) foram liberados. No ano seguinte, a fonte de dinheiro secou.

O resultado é que a maioria dessas vias hoje está em mau estado de conservação e o governo federal terá de reassumir a manutenção da maioria dessas estradas. Uma medida provisória, que está para ser aprovada no Congresso, tenta agora solucionar o caso de vez.

O governo federal ficará com 10 mil quilômetros e os Estados continuarão responsáveis pelo restante. Voltam para a União as estradas que ligam capitais, as que são usadas para o escoamento da safra e as que chegam às regiões de fronteira e aos portos.

O diretor-geral do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Valter Casimiro Silveira, afirma que haverá recursos necessários para cuidar de toda a malha. Segundo ele, o governo federal já vinha fazendo a manutenção da maior parte dos trechos que estão voltando para a União. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

“Justiça que tarda é Justiça que falha”, disse a procuradora-geral da República sobre o julgamento do habeas corpus de Lula
Mãe mata a facadas os três filhos e é impedida de cometer suicídio nos Estados Unidos
https://www.osul.com.br/estados-devolverao-para-o-governo-federal-10-mil-quilometros-de-estradas/ Estados devolverão para o governo federal 10 mil quilômetros de estradas 2016-06-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar