Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Estados Unidos dizem que a eleição na Rússia “não foi livre nem justa”, após vitória de Putin; veja reações dos países

Compartilhe esta notícia:

Com a vitória de Putin nas eleições, o atual presidente se manterá no poder até 2030. (Foto: Reprodução)

Após a divulgação dos primeiros resultados oficiais que apontavam a vitória de Vladimir Putin em eleição presidencial na Rússia no domingo (17), a Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos, disse que o pleito “obviamente não foi livre nem justo”.

Ao criticar o processo eleitoral, os Estados Unidos ressaltaram que “Vladimir Putin prendeu seus oponentes e impediu que outros concorressem contra ele”.

De acordo com a Comissão Eleitoral Central da Rússia, Putin teve cerca de 87% dos votos, com cerca de 60% dos distritos eleitorais apurados até por volta das 18h15 de domingo (17). Com isso, o atual presidente se manterá no poder até 2030.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também se manifestou sobre o resultado. Para o mandatário, não há legitimidade no processo — o qual ele chamou de “imitação de eleições”.

“É claro para todos no mundo que essa figura — como já aconteceu muitas vezes ao longo da história — está simplesmente doente pelo poder e está fazendo de tudo para governar para sempre”, afirmou. “Essa pessoa deveria ser julgada em Haia. É isso que temos de garantir.”

A afirmação de Zelensky ocorre em meio às ofensivas da Rússia contra a Ucrânia, em uma guerra que dura mais de dois anos e não tem perspectiva de acabar.

Ao mencionar julgamento em Haia, o presidente ucraniano se refere ao Tribunal Penal Internacional de Haia, que já chegou a pedir pela prisão de Putin por crimes de guerra.

Antes mesmo de saírem os primeiros resultados da eleição russa, o governo da Alemanha já havia chamado o processo de “pseudo-eleição” e afirmado que o pleito “não é livre e nem justo”.

“O governo de Putin é autoritário. Ele depende da censura, da repressão e da violência. As ‘eleições’ nos territórios ocupados da Ucrânia são nulas, sem efeito e outra violação do direito internacional”, escreveu o Ministério Exterior do país no X (antigo Twitter).

O Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, por sua vez, afirmou que “ao realizar eleições ilegalmente em território ucraniano, a Rússia demonstra que não está interessada em encontrar um caminho para a paz”.

“O Reino Unido continuará a fornecer ajuda humanitária, econômica e militar aos ucranianos que defendem a sua democracia”, conclui a pasta, em publicação no X.

Regiões da Ucrânia

Já Vladimir Putin afirmou no domingo que pretende invadir mais regiões da Ucrânia para criar uma zona de tampão que proteja as forças russas que estão em território já dominado de ataques de longo alcance e de incursos dos ucranianos.

No domingo à noite, Putin afirmou o seguinte: “Nós seremos forçados, em algum momento, a considerar ser necessário criar uma espécie de ‘zona sanitária’ nos territórios controlados pelo (governo ucraniano)”.

Essa espécie de zona tampão, segundo Putin, seria difícil de invadir com as armas de ataque estrangeiras que os ucranianos têm.

Putin fez essas afirmações após a divulgação dos resultados das eleições que ele venceu.

Recentemente, os russos tiveram algumas vitórias em campo. Os ucranianos estão com falta de munição e há relatos de que os soldados estão cansados, depois de uma guerra que já dura mais de dois anos.

Hoje, a linha de frente da guerra tem uma extensão de mais de mil quilômetros nas regiões leste e sul da Ucrânia.

A Ucrânia tem feito ataques de longa distância para atingir refinarias e depósitos já em território russo.

O líder russo tem dado declarações vagas sobre os objetivos dele na Ucrânia desde que a invasão total não aconteceu. As informações são do portal de notícias G1.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Israel diz ter matado chefe de segurança do Hamas após invadir o maior hospital de Gaza
Atente para seis mudanças no Imposto de Renda Pessoa Física de 2024
https://www.osul.com.br/estados-unidos-dizem-que-a-eleicao-na-russia-nao-foi-livre-nem-justa-apos-vitoria-de-putin-veja-reacoes-dos-paises/ Estados Unidos dizem que a eleição na Rússia “não foi livre nem justa”, após vitória de Putin; veja reações dos países 2024-03-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar