Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Literatura FBI espionou García Márquez por 24 anos, diz “Washington Post”

Compartilhe esta notícia:

O escritor colombiano Gabriel García Márquez em 2014. (Foto: Reprodução)

Durante 24 anos, o FBI vigiou o escritor colombiano Gabriel García Márquez (1927-2014), prêmio Nobel de Literatura de 1982. A revelação foi feita pelo diário americano “Washington Post”. O jornal informou que, a seu pedido, o órgão divulgou 137 páginas de uma investigação desenvolvida a partir de 1961, quando García Márquez se hospedou por um mês no Hotel Webster, em Manhattan, acompanhado da mulher e do seu primogênito, Rodrigo García.

O escritor estava em Nova York para dar início ao seu trabalho na agência noticiosa cubana Prensa Latina. Foi nessa ocupação que ele se aproximou e se tornou amigo de Fidel Castro. Entretanto, o “Washington Post” reconhece que “as motivações do FBI para investigá-lo são pouco claras”. Segundo os documentos, a ordem para que se abrisse um expediente interno contra o colombiano teria vindo do então diretor do FBI, o polêmico Edgar J. Hoover.

Nos primeiros informes sobre as atividades do autor de “Cem Anos de Solidão” (1967) consta que ele pagou uma tarifa de 200 dólares mensais para se hospedar no hotel nova-iorquino, e que o FBI manteve contato com pelo menos “nove informantes confidenciais” que detalhavam os passos do escritor e jornalista. Isso não impediu o órgão de etiquetar o arquivo sobre o colombiano com o nome errado: José García Márquez.

Rodrigo García, que atua como cineasta e vive em Los Angeles, declarou que a família não tinha pistas de que seu pai havia sido objeto de uma investigação por parte do FBI, embora a notícia não lhe surpreendesse. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Literatura

“Adolescer” volta nesta terça ao Teatro da Amrigs
Acampamento Farroupilha terá mostra de danças gaúchas
https://www.osul.com.br/fbi-espionou-garcia-marquez-por-24-anos-diz-washington-post/ FBI espionou García Márquez por 24 anos, diz “Washington Post” 2015-09-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar