Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Fernando Haddad faz novo apelo ao PDT e diz que um gesto de Ciro Gomes seria decisivo para uma virada

Compartilhe esta notícia:

A quatro dias da eleição presidencial, o candidato a presidente do PT, Fernando Haddad, ainda nutre a esperança de receber um apoio enfático de Ciro Gomes, terceiro colocado na eleição presidencial. O candidato inclusive fez um apelo ao PDT, dizendo que um gesto de Ciro Gomes seria decisivo para uma virada.

Nesta sexta-feira (26), o pedestista retornará ao Brasil, após três semanas na Europa. A expectativa é de que ele chegue no início da noite ao aeroporto de Fortaleza, onde será recebido por amigos e aliados.

Para aliados de Haddad, uma manifestação pública de Ciro poderia impulsionar uma sonhada virada contra o adversário, o militar reformado Jair Bolsonaro (PSL), que lideras as pesquisas de intenções de voto.

Mesmo sem uma fotografia, petistas dizem acreditar que uma declaração do pedetista poderia reverberar nas redes sociais na reta final do segundo turno, dando ideia de amplitude à candidatura de Haddad no campo democrático e minimizando a resistência ao PT.

O entorno de Ciro, contudo, considera pouco provável que ele faça um aceno explícito.

A intenção do grupo do pedetista é tornar a recepção no aeroporto uma espécie de lançamento informal de sua candidatura à sucessão presidencial em 2022.

Desde que perdeu as eleições, Ciro fez críticas a Bolsonaro e defendeu a democracia, mas não mencionou Haddad e não declarou voto explícito à candidatura do petista.

“Aceno público e enfático”

Fernando Haddad (PT) fez um último apelo à direção do PDT por um aceno público e enfático de Ciro Gomes à sua candidatura e contra Jair Bolsonaro (PSL). Em telefonema na tarde de quarta (24) para Carlos Lupi, o presidente da sigla, o petista rogou pela unidade da esquerda, citou riscos à pauta progressista e disse que um gesto do PDT teria significado histórico.

Na conversa com Lupi, Haddad demonstrou otimismo com as pesquisas desta semana e reforçou que o aceno de Ciro seria crucial para uma virada.

A direção da Força Sindical, uma das maiores centrais do País, procurou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e reforçou o pedido para que ele declare voto em Haddad “em nome da democracia”. De acordo com sindicalistas, o tucano disse que está avaliando o caminho que vai seguir.

Os dirigentes da central disseram que, se o ex-presidente optar por divulgar um manifesto mais amplo, eles farão um esforço para que outros setores chancelem o documento.

A queda na rejeição de Haddad no Ibope animou petistas, mas os pragmáticos admitem que a eleição está definida e que agora é usar a reta final para garantir que a esquerda saia forte da disputa, impedindo uma vitória avassaladora de Bolsonaro no domingo (28).

Em tom de lamento, o ex-presidente Lula afirmou a quem o visitou em Curitiba que a campanha do PT errou na primeira semana do segundo turno ao deixar “Haddad preso em São Paulo” gravando programas de TV.

A estratégia, disse Lula, teria afastado Haddad do povo, abrindo espaço para que Bolsonaro conquistasse as periferias do País –reduto tradicional do PT.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Uma droga injetável é a nova esperança contra as crises de enxaqueca
A Livraria Cultura entrou com um pedido de recuperação judicial
https://www.osul.com.br/fernando-haddad-faz-novo-apelo-ao-pdt-e-diz-que-um-gesto-de-ciro-gomes-seria-decisivo-para-uma-virada/ Fernando Haddad faz novo apelo ao PDT e diz que um gesto de Ciro Gomes seria decisivo para uma virada 2018-10-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar