Quarta-feira, 30 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 27 de março de 2023
Goleiro da França e do Milan, Mike Maignan ironizou a nova regra imposta pelo International Football Association Board (Ifab) que limita a ação dos arqueiros em cobranças de pênaltis. Nas redes sociais, o atleta afirmou em tom provocativo como seria o futebol em 2026.
“Novas regras do Ifab para penalidades em 2026: os goleiros devem estar de costas para as cobranças. Em caso de paralisação, tiro livre indireto”, escreveu.
A atuação dos goleiros ganhou olhares mais atentos da entidade após as atuações de Dibu Martínez na Copa do Mundo. O argentino, que tem o costume de provocar seus adversários antes de cada cobrança, foi peça chave nas disputas por pênaltis contra Holanda e França.
De acordo com as novas regras, os goleiros não poderão provocar ou distrair os cobradores de pênaltis, assim como não poderão tocar nas traves ou na rede da meta que será defendida. A imposição passará a valer a partir da temporada 2023/2024.
Regra 14
Em trecho reescrito na regra 14, não está mais permitido que o goleiro tenha um comportamento com objetivo de distrair o cobrador adversário. Provocações feitas pelo argentino Emiliano Martínez, campeão da última Copa do Mundo após disputa por penalidades, levantaram a discucssão nos últimos meses.
– Regra anterior: “O goleiro defensor deve permanecer na linha do gol, de frente para o cobrador, entre as traves, sem tocar nas traves, travessão ou rede do gol, até que a bola seja chutada.”
– Nova regra: “O goleiro defensor deve permanecer na linha do gol, de frente para o cobrador, entre as traves, até que a bola seja chutada. O goleiro não deve se comportar de forma a distrair injustamente o cobrador. Por exemplo: atrasar a execução da cobrança ou tocar traves, travessão ou rede do gol.”
Outra mudança de texto diz respeito aos acréscimos. Agora, as comemorações de gols também serão computadas para cálculo de quanto tempo extra o árbitro deve determinar.
Futebol mundial
Criada em 1883, a Ifab é a associação que regulamenta as regras do futebol mundial. Todo ano há uma reunião com os representantes das associações e com a Fifa para decidir eventuais mudanças no regulamento. As informações são dos sites Lance e GE.