Quarta-feira, 27 de maio de 2026
Por Redação O Sul | 19 de março de 2025
Após a repercussão negativa, o presidente da Conmebol usou as redes sociais para se desculpar.
Foto: DivulgaçãoO Governo Federal repudiou as declarações do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, com teor racista. Ao ser questionado pela imprensa, na noite de terça-feira (17), sobre a saída de clubes brasileiros da Copa Libertadores, em decorrência dos casos de racismo contra atletas, Domínguez afirmou que a Libertadores sem brasileiros é como “Tarzan sem Chita”. No desenho animado, Chita é um chimpanzé.
O Itamaraty ressaltou, em nota, que as declarações ocorrem em “contexto em que as autoridades da Conmebol têm reiteradamente falhado em adotar providências efetivas para prevenir e evitar a repetição de atos de racismo em partidas por ela organizadas, incluindo medidas para combater a impunidade e promover a responsabilização dos responsáveis”.
O governo brasileiro cobrou a Conmebol e as Federações de Futebol da América do Sul para atuarem com o intuito de coibir e reprimir atos de racismo, discriminação e intolerância, além de promover “políticas de igualdade racial e compartilhar conhecimento e boas práticas para ampliar o acesso de pessoas afrodescendentes, imigrantes e outros grupos vulneráveis ao esporte”.
Após a repercussão negativa, o presidente da Conmebol usou as redes sociais para se desculpar.
Ele havia sido cobrado sobre eventuais punições ao Cerro Porteño, em decorrência dos ataques racistas sofridos pelo jogador Luighi, do Palmeiras, durante a Libertadores sub-20.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Porra, quando eu era criança a turma me chamava de “Rato branco”, “Alemão Batata” e alguns ainda completavam: “Pé na bunda e mão na lata”, “Ratazana Albina” e etc…, por eu ser claro, pois, sou descendente de alemães. Meu pai me colocou em seu colo e me disse: “Filho, se tu ficar brabo ou nervoso, reclamar e mandar parar, esses apelidos vão pegar e quando tu for adulto ainda estarão te chamando assim; então faz o seguinte: quando te chamarem assim, sorria, tenta imitar um ratinho e etc… que aí eles vão desistir, porque verão que tu não da bola”.… Leia mais »
Vamos ver se entendi: Tarzan sem a Chita; Zorro sem o Tonto; Batman sem o Robin; Fantasma sem a Diana, etc… Fazer uma comparação assim, é racismo? É isto, ou minha pequenez intelectual me levou a esta conclusão? É muito mimimi.