Terça-feira, 07 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Agro Granja de Santo Cristo é destaque em Seminário Biogás e Biometano que acontece na segunda-feira

Compartilhe esta notícia:

Seminário mostra oportunidades econômicas para o meio rural. (Foto:

Foto: Vanderlei Neuhaus/ Emater/RS-Ascar
Seminário mostra oportunidades econômicas para o meio rural. (Foto: Vanderlei Neuhaus/ Emater/RS-Ascar)

Com o tema “Geração de energia na suinocultura”, o extensionista da Emater/RS-Ascar, Vanderlei Neuhaus, vai apresentar um caso de sucesso do município de Santo Cristo no Seminário “Biogáse Biometano: oportunidades econômicas para o meio rural da Região Sul”, que acontece nesta segunda-feira (29). Numa realização articulada pela Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC) com os órgãos de Extensão Rural dos estados do Sul – Emater/RS-Ascar, IDR/PR e Epagri/SC, o evento integra o 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano (de 29/03 a 1/04), realizado de maneira virtual e gratuita.

De acordo com Neuhaus, os produtores rurais Edson Caitano Kist e Danieli Andrea Rambo têm investido na transformação de esterco em biogás. A propriedade foi adquirida em 2011, mas foi no final de 2019 que a proposta do biogás entrou em funcionamento. Hoje, com 2 mil matrizes suínas, com leitões de até 23 kg, para comercialização, a granja possui uma capacidade de produção de energia de 1.500 KW/dia, garantida por um gerador de 75 KVAs.

“Não conheço no RS um projeto como este”, diz Neuhaus, ao analisar o projeto alemão, desenvolvido pela Embrapa, onde o esterco dos suínos é aquecido, garantindo a produção da mesma quantidade de gás durante o ano todo, inverno ou verão. “Para isso usa-se água que passa por uma serpentina, entra no biodigestor e a massa é aquecida, aumentando a quantidade de gás produzido”, explica o extensionista.

Para 2022, é projeto da granja tirar toda a água da massa de esterco e transformar em adubo orgânico seco. A água passará por decantação, para também ser aproveitada na propriedade. Aproveitando a energia e a água aquecida produzidas na propriedade e para o conforto térmico dos animais, está sendo instalado um piso térmico, a partir de mangueiras e tubulações de água embaixo do piso.

Preocupados com períodos de entressafra e possíveis frustrações, os proprietários estão investindo na construção de um silo, com capacidade para 20 mil sacas, para armazenar e transformar o milho em ração para os animais.

Hoje a energia produzida na propriedade não é suficiente para abastecê-la, por causa de mais esse investimento no silo e numa fábrica de ração, que está em fase de teste, mas em breve se tornará sustentável”, avalia Neuhaus.

O seminário “Biogás e Biometano: oportunidades econômicas para o meio rural da Região Sul” será transmitido pelo Canal do Youtube do Fórum (https://www.youtube.com/channel/UCWkJ-4WF56Gk-H0geEEeQ7Q) e inicia às 14h, sem necessidade de inscrição.

Para as demais programações do Fórum, a partir do dia 30, o acesso será pela plataforma EventMobi, que precisa de inscrição antecipada gratuita no link https://bit.ly/31ct8dD

O 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é realizado pelo CIBiogás, Embrapa e Universidade de Caxias do Sul e tem organização da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Agro

A prefeitura de Porto Alegre recorre da decisão que suspendeu a abertura do comércio nos finais de semana
Paulo Guedes recebe primeira dose da CoronaVac em Brasília
https://www.osul.com.br/granja-de-santo-cristo-e-destaque-em-seminario-biogas-e-biometano-que-acontece-na-segunda-feira/ Granja de Santo Cristo é destaque em Seminário Biogás e Biometano que acontece na segunda-feira 2021-03-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar