Quarta-feira, 16 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 19 de outubro de 2015
Por Ricardo Bravo
O título brasileiro se tornou um sonho distante para o Grêmio após a derrota para a Chapecoense no domingo dentro da Arena. Um time que briga pelo troféu não pode sofrer uma virada dentro de casa para um adversário que luta contra o rebaixamento. É exatamente isso o que o Corinthians faz diferente, e que o fez disparar na liderança da tabela.
Os números não mentem. Contra oito times que brigam na parte de baixo da tabela, a comparação entre Tricolor e Timão evidencia a diferença de posições e pontuação atual (veja a arte abaixo).
No confronto direto, os gremistas levam vantagem. Venceram por 3 a 1 em Porto Alegre e conquistaram um empate em São Paulo, que ficou até com sabor de derrota, já que a equipe de Roger Machado mostrou que poderia até ter vencido.
Mas o Brasileirão tem mais 36 jogos além destes dois confrontos. Alguns deles diante de adversários que necessitam ser derrotados para quem sonha com a taça.
Como exemplo servem os duelos dentro e fora de casa ante Ponte Preta, Coritiba, Chapecoense, Vasco, Avaí, Figueirense, Goiás e Joinville. São 48 pontos entre as 16 partidas.
Até agora, o Grêmio jogou 14, sendo as oito dentro da Arena e seis na casa dos rivais. Em Porto Alegre, fez 17 dos 24 pontos possíveis, com aproveitamento de 70,8%. O Corinthians, neste momento, jogou apenas seis compromissos contra estes oponentes como mandante. E ganhou todos.
Essa diferença já é gritante, mas são nas partidas longe dos domínios de ambos que os paulistas levam vantagem ainda maior. O Timão fez sete jogos contra algum destes times fora de casa e conseguiu 15 pontos em 21 possíveis, com aproveitamento de 71,5%, melhor que o obtido pelos gremistas dentro do Rio Grande do Sul. Já os gaúchos fizeram apenas oito em 18 pontos, com porcentagem de 44,4% conquistados nesses desafios.
No somatório geral, é uma goleada. Gremistas têm 59,6% de pontos ganhos nestes duelos com times da parte de baixo da tabela, tendo obtido 25 em 42 possíveis até o momento. Os corintianos têm 84,6%, com 33 em 39 disputados.
Poucas esperanças
A vantagem tende a aumentar. O Tricolor tem apenas mais duas partidas contra rivais da zona de rebaixamento, ambas fora de casa. O Timão tem três, sendo duas dentro do seu estádio e uma contra o Vasco, no Rio.
Os números são a prova de como se conquista um Campeonato Brasileiro: contra os times menores. Apesar da vantagem no confronto direto, o que parece maravilhoso, quando o Grêmio precisa pontuar, vacila. Assim é difícil voltar a conquistar um título.