Quarta-feira, 19 de junho de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui


Rio Grande do Sul Guaíba terá a segunda maior escadaria do Brasil composta por desenhos de mosaico em ladrilhos

Compartilhe esta notícia:

O Projeto Escadaria 14 de Outubro tem como objetivo fomentar o turismo e a cultura, em Guaíba.

Foto: Ivan Guerra
O Projeto Escadaria 14 de Outubro tem como objetivo fomentar o turismo e a cultura, em Guaíba. (Foto: Ivan Guerra)

Nesta sexta-feira (5) acontece a inauguração do projeto artístico de mosaico em ladrilho nos degraus da Escadaria 14 de Outubro, de Guaíba (RS). Totalmente revitalizada, ela torna-se a segunda maior do Brasil composta por desenhos de mosaico em ladrilhos.

Realizado pela prefeitura de Guaíba, pelo Secretário de Turismo e de Cultura, Ivo Schergl Jr., por meio da Lei de Incentivo Estadual, a obra conta fatos históricos ocorridos durante a Guerra dos Farrapos em fotogramas em cada lance da Escada, a   na qual a proponente é a produtora Cultura e Cidadania.

O Projeto Escadaria 14 de Outubro tem como objetivo fomentar o turismo e a cultura, em Guaíba, por intermédio da “Economia Criativa Limpa” com aparelhos turísticos e culturais. A escadaria será a segunda maior do Brasil

No topo da Escadaria, é possível visitar dois locais históricos: Museu do Gaúcho (entrada gratuita), que conta a história da Revolução Farroupilha por meio das cidades históricas do estado; e Casa de Gomes Jardim (R$ 10,00), patrimônio histórico relacionado à Revolução Farroupilha, onde os principais líderes Farrapos planejaram a invasão de Porto Alegre.

Além disso, lá também está localizado o Cipreste Farroupilha, monumento natural localizado na Praça Gomes Jardim, símbolo histórico da região, presente no hino, no brasão e na cultura local. Estima-se que o cipreste tenha mais de 300 anos.

História
A Escadaria 14 de Outubro, cujo nome homenageia a fundação da cidade, datada em 14 de outubro de 1926, está localizada em frente ao Pier de Guaíba e oferece ampla visão para o Lago Guaíba e a Ilha das Pedras Brancas. A escadaria foi construída no lugar da antiga Lomba do Inferno, uma rua muito íngreme que existia no local. E, para facilitar a visita, está à disposição o Catamarã CatSul, que sai de Porto Alegre e atraca no terminal Guaíba, há duas quadras da escadaria.

Programação
• 19h às 20h30: Show de Abertura
Grupo Quarteto Coração de Potro
• 20h30 às 21h: Solenidade de entrega do Projeto Escadaria 14 de Outubro
• 21h às 22h30
Show de Encerramento
Gaúcho da Fronteira

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Prefeitura de Xangri-Lá amplia frota da Saúde com a aquisição de duas vans
Conselho Nacional de Justiça deve pedir abertura de processo criminal contra Sergio Moro
https://www.osul.com.br/guaiba-tera-a-segunda-maior-escadaria-do-brasil-composta-por-desenhos-de-mosaico-em-ladrilhos/ Guaíba terá a segunda maior escadaria do Brasil composta por desenhos de mosaico em ladrilhos 2024-04-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar