Terça-feira, 14 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Heinze diz que porto de Torres terá apenas investimento privado

Compartilhe esta notícia:

Senador Luiz Carlos Heinze. (Foto Divulgação)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O senador Luiz Carlos Heinze disse ontem que o projeto do Porto Intermodal de Torres vem avançando. Uma equipe de profissionais da Marinha já deu início ao mapeamento terrestre e marítimo do trecho entre Itapeva e Arroio do Sal. Heinze conversou com o colunista em Brasília, e garantiu que o projeto do porto de Torres não traz prejuízos para o porto de Rio Grande,já que não serão investidos recursos públicos no novo empreendimento. Será um investimento com recursos privados.

Aeroporto é complemento na logística

Um dado complementar que entusiasma os investidores, é o aeroporto de Torres. Sua pista com 1.500 metros é maior por exemplo,que a pista do aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro, que possui 1,300 metros.

Apoio para Rio Grande

Ontem mesmo, o senador gaúcho mantinha contatos junto ao governo federal, para liberar uma área pública em Rio Grande onde será realizado um investimento junto ao porto. Segundo Heinze, “nosso trabalho se direciona aos interesses do estado,e não vejo o projeto de torres como um obstáculo a novos investimentos em Rio Grande”.

A anistia aos partidos

Está no Senado o projeto de lei 1321/19 que dá autonomia aos dirigentes dos partidos,autonomia para definir o prazo de duração dos mandatos dos membros dos seus órgãos partidários. O projeto contém uma aberração que mantem os cartórios partidários: permite que sejam mantidas comissões provisórias por mais oito anos. E anistia multas dos partidos que não aplicaram 5% dos recursos do Fundo Partidário em candidaturas femininas. O Senado ainda pode mudar este texto.

Leite falou demais

O governador Eduardo Leite andou falando demais e,ao subestimar o trabalho do governador José Ivo Sartori na busca de adesão ao RRF (Regime de Recuperação Fiscal) acabou criando um ruído com a bancada do MSDB na Assembléia Legislativa. Os deputados emitiram uma nota da bancada, assinalando que “A bancada do MDB se surpreendeu com a declaração do governador Eduardo Leite, ao jornal Zero Hora, de que o plano do governo passado, de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal, “não foi levado a sério” pela Secretaria do Tesouro Nacional, a qual contesta” e assinala que “o plano ensejou uma liminar, concedida pelo Supremo Tribunal Federal, vigente até hoje, que suspende o pagamento da dívida. Essa medida evitou o colapso das finanças do Estado. “

Mais um complicador no STF

Ontem surgiu mais um complicador nesta novela: a Advocacia-Geral da União pediu ao Supremo Tribunal Federal, que casse a liminar que suspendeu o pagamento da dívida do Rio Grande do Sul com a União. Desde agosto de 2017 o estado deixou de pagar as parcelas mensais de R$ 2670 milhões,.graças a uma medida liminar do ministro Marco Aurélio.

Rodrigo Lorenzoni no comando do DEM

Já está concluída a costura para que o deputado Rodrigo Lorenzoni seja eleito presidente estadual do DEM. Sua eleição e posse deve ocorrer na convenção marcada para o dia 28 de abril.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

O preço da gastança
Fatos históricos do dia 12 de abril
https://www.osul.com.br/heinze-diz-que-aeroporto-de-torres-tera-apenas-investimento-privado/ Heinze diz que porto de Torres terá apenas investimento privado 2019-04-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar