Segunda-feira, 05 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 5 de maio de 2025
Quem realiza a declaração anual do Imposto de Renda fica de olho em algum valor que pode eventualmente ser restituído. Segundo a Receita Federal, dos 19,5 milhões de declarações do Imposto de Renda 2025 entregues até o início da tarde dessa segunda-feira, 5 de maio, pelo menos 70% (ou sete em cada dez entregues) apresentavam algum valor a ser restituído.
No ano passado, 22,6 milhões de contribuintes tiveram direito à restituição, num valor médio de R$ 1.482.
A primeira leva de restituição do Imposto de Renda já começa no fim do mês, em 30 de maio, data que coincide com o último dia para envio do documento neste ano. Você, que ainda não realizou a entrega, sabe que ainda pode reaver algum valor já no fim do mês?
Segundo a Receita, aqueles que informarem seus ganhos anuais até o próximo dia 9 de maio, sexta-feira, terão maiores chances de obter o valor da restituição no próximo dia 30. Apesar da data-limite, a entrega até esse dia não é garantia de que o contribuinte terá o valor restituído no primeiro lote.
Isso porque a ordem de restituição segue uma prioridade legal. Lideram a fila idosos acima de 80 anos, seguidos por idosos entre 60 e 79 anos. Em seguida, possuem preferência na hora da restituição os contribuintes com deficiência mental ou portadores de moléstia grave, seguidos de professores.
Além dessa ordem, também têm preferência aqueles contribuintes que optarem pela declaração pré-preenchida e, simultaneamente, decidirem receber a restituição via Pix. Quem optar por uma opção ou outra – ou pela declaração, ou pela restituição via Pix – vem em seguida na fila de prioridades. A consulta ao primeiro lote estará disponível no próximo dia 23 de maio.
Contribuintes com prioridade
Veja abaixo os contribuintes com prioridade na restituição do IRPF 2025:
– idosos acima de 80 anos;
– idosos entre 60 e 79 anos;
– contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
– contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
– contribuintes que adotarem a declaração pré-preenchida e, simultaneamente, optarem por receber a restituição via PIX;
– contribuintes que adotarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX;
– demais contribuintes. As informações são do jornal O Globo.