Quinta-feira, 11 de junho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Indústria gaúcha termina o ano sem confiança

Compartilhe esta notícia:

Índice divulgado chega a 49,5 pontos em dezembro

Foto: Divulgação
Sondagem da Fiergs mostra que produção estagnada afeta o emprego (Foto: Agência Brasil)

Apesar de subir 0,7 ponto em dezembro em relação a novembro, o ICEI-RS (Índice de Confiança do Empresário Industrial), divulgado nesta quarta-feira (21) pela Fiergs (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul), termina o ano em 49,5 pontos.

Abaixo da linha dos 50, indica ausência de confiança entre os empresários gaúchos. O resultado do mês ao menos reverte duas quedas consecutivas, sendo que a última, de 10,4 pontos em novembro, com recuo para 48,8, foi a segunda maior da série histórica.

“A pesquisa mostra que as indefinições em relação ao futuro do País a partir das eleições presidenciais e da forma como a economia será conduzida, abalam a confiança da indústria gaúcha”, afirma o presidente da Fiergs, Gilberto Porcello Petry, ressaltando ainda que este maior pessimismo é um sinal negativo para a atividade industrial gaúcha nos próximos meses.

A alta do ICEI-RS no mês refletiu apenas a melhora nas expectativas dos empresários com as próprias empresas, pois os demais componentes, especialmente os referentes à economia brasileira, caíram pelo terceiro mês.

O Índice de Condições Atuais recuou para o menor patamar desde agosto de 2020: 49,4 pontos em dezembro, 1,2 a menos que novembro. Abaixo de 50, sinaliza piora nas condições dos negócios, impactada, principalmente, pelo Índice de Condições Atuais da Economia Brasileira, que recuou pela terceira vez seguida, de 50,3 para 47,3 pontos. É o valor mais baixo desde novembro de 2021.

Em dezembro, 26,9% dos empresários afirmaram que a economia brasileira piorou (eram 11,4%, em outubro, e 20,1%, em novembro), ante 17,7% que perceberam melhora (eram 44,6%, em outubro, e 21,6%, em novembro). Já o Índice de Condições das Empresas caiu 0,3 ponto em relação ao mês passado, para 50,5, em dezembro.

O Índice de Expectativas para os próximos seis meses, por sua vez, aumentou 1,7 ponto em relação a novembro, insuficiente, porém, para alcançar o campo positivo (acima de 50), ficando em 49,6 pontos.

O Índice de Expectativas da Economia Brasileira caiu, pela terceira vez seguida, para 43,1 pontos – o menor valor desde maio de 2020 –, repercutindo o aumento do pessimismo de 36,8%, em novembro, para 43,5% das empresas, em dezembro. O otimismo dos empresários está restrito ao futuro das próprias empresas, cujo índice, único que cresceu no período (+3,3), atingiu 52,9 pontos.

A pesquisa foi realizada entre 1º e 12 de dezembro, com 187 empresas, sendo 44 pequenas, 64 médias e 79 grandes.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

3 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Fernando Krause
21 de dezembro de 2022 21:37

Quem votou no crápula embusteiro e pode perder o emprego agora faz o 👎.

Juliano Hübner
21 de dezembro de 2022 21:47

É disso pra pior…
Qual empresário ou investidores estrangeiros irão querer manter $$ nesse país que “elegeu” um ladrão?

Brasil vai quebrar a partir de Janeiro!

José Carlos Fraga Junior
22 de dezembro de 2022 11:05

Em dezembro, 26,9% dos empresários afirmaram que a economia brasileira piorou (eram 11,4%, em outubro, e 20,1%, em novembro), ante 17,7% que perceberam melhora (eram 44,6%, em outubro, e 21,6%, em novembro).

Dao uma volta pra culpar o Lula, porem os indicadores demonstram a destruição do mercado interno pelas politicas Liberaloides(Não há igual no mundo) do Bozo e o Paulo Guedes, chega de Brasil paralelo.

Câmara dos Deputados aprova reajuste de 18% para ministros do Supremo; salário chegará a R$ 46,4 mil
Inter contrata o atacante Wanderson em definitivo
Pode te interessar
3
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x