Sexta-feira, 12 de junho de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política João Doria vence Eduardo Leite nas prévias do PSDB e será o candidato do partido à Presidência da República em 2022

Compartilhe esta notícia:

Governador de São Paulo teve 53,99% dos votos.

Foto: Reprodução
Governador de São Paulo teve 53,99% dos votos. (Foto: Reprodução)

O governador de São Paulo, João Doria, venceu as prévias do PSDB em primeiro turno neste sábado (27) e será o candidato do partido à Presidência da República na eleição do ano que vem.

Ele obteve mais que a maioria simples (50% dos votos mais um) e superou nas prévias o governador Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.

O resultado final foi o seguinte:

– João Doria – 53,99% dos votos;
– Eduardo Leite – 44,66%;
– Arthur Virgílio – 1,35%.

João Doria tem 63 anos e foi eleito governador de São Paulo em 2018, com mais de 10,9 milhões de votos. Assim como Leite, apoiou Jair Bolsonaro no segundo turno da eleição, ocasião em que foi cunhado o slogan “BolsoDoria”.

Antes de ser governador de São Paulo, o tucano que é formado em jornalismo e publicidade e atuava no ramo empresarial, foi prefeito da capital paulista, em 2016. Ele se filiou ao PSDB em 2001.

A votação

A votação nas prévias começou no último domingo (21), mas teve de ser interrompida após falhas no aplicativo destinado à votação dos filiados — a cúpula da legenda suspeita que as prévias tenham sido alvo de ataque hacker.

Desde então, o partido realizou uma série de testes com novas empresas e, nesta sexta-feira (26), escolheu a BeeVoter.

A votação teve início às 8h deste sábado e se encerrou às 17h. Foram cerca de 30 mil votos entre os 44,7 mil filiados aptos a participar. Parte desses votos — 8% do total de filiados — já havia sido contabilizada no último domingo.

Esta foi a primeira vez que o partido recorreu à realização de prévias para escolher o candidato ao Palácio do Planalto. A disputa foi marcada por divergências entre os pré-candidatos, que dividiram posições dentro da legenda.

Ao longo da pré-campanha, Doria e Leite trocaram farpas, e a demora para a conclusão da votação acabou agravando a crise entre os governadores.

Na prévia, o PSDB dividiu os votantes em quatro grupos para a contagem dos votos:

– filiados;
– prefeitos e vice-prefeitos;
– vereadores, deputados estaduais e distritais;
– governadores, vice-governadores, ex-presidentes e o atual presidente da Executiva do partido, senadores e deputados federais.

Cada grupo representou 25% do total de votos. Ou seja, como o grupo 4 tem menos integrantes, na prática o voto de cada um teve um peso maior na contabilidade total da eleição.

tags: Política

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

6 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Marlon Soares
27 de novembro de 2021 23:24

Menos de 1 por cento kkk

Luiz Carlos Rozzo Bidio Rosa
27 de novembro de 2021 23:08

Doria Vice de Moro

Marlon Soares
27 de novembro de 2021 23:44

#familia

Fernando Krause
28 de novembro de 2021 00:52

O marketeiro Dória NÃO será presidente e o Leite já pode comprar a passagem de volta à Pelotas em 01/01/23, depois de transmitir o cargo para o próximo governador!

Wilmar Souza
28 de novembro de 2021 02:39

Dois que não valem nada, assim nada feito, o DITADÓRIA vai passar uma baita vergonha, e o Leitinho vai direto pro Espírito Santo consultar com o Pediatra, ou o primeiro Damo do RS.

Tecladista Flc
29 de novembro de 2021 13:31

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Reino Unido impõe testagem e isolamento para todos os viajantes devido à variante ômicron do coronavírus
Bolsonaro diz que teve momentos “mais difíceis” na Academia Militar das Agulhas Negras do que na Presidência
Pode te interessar
6
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x