Quinta-feira, 16 de julho de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Joe Biden diz que a democracia está sob ataque nos EUA e pede o fim da violência política

Compartilhe esta notícia:

O tema de proteger a alma da nação – e os pilares do sistema democrático do país– foi central para a campanha presidencial de Biden em 2020.

Foto: Reprodução/Twitter WH
A posse de documentos confidenciais tirou de Biden a vantagem de criticar Trump. (Foto: Reprodução/Twitter WH)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um alerta nesta quarta-feira (2) de que a democracia norte-americana está sob ataque dos “negadores das eleições” que estão concorrendo nas eleições de meio de mandato, que serão realizadas na próxima semana.

“Essa intimidação, essa violência contra democratas, republicanos e funcionários não partidários apenas fazendo seu trabalho são as consequências de mentiras ditas por poder e lucro, mentiras de conspiração e malícia, mentiras repetidas para gerar um ciclo de raiva, ódio e até violência”, disse Biden. “Neste momento, temos que confrontar essas mentiras com a verdade. O próprio futuro de nossa nação depende disso.”

Assessores do presidente dos Estados Unidos disseram que Biden e sua equipe estavam pensando em fazer um discurso sobre esse assunto há algum tempo, mas que sua tomada de decisão nos últimos dias foi moldada pelo que ele e sua equipe viram como um surto de retórica antidemocrática e ameaças de violência.

Uma manchete recente em particular que alarmou profundamente Biden e seus principais conselheiros foi o ataque violento contra Paul Pelosi na semana passada, que as autoridades dizem ter motivação política.

Assessores disseram antes do discurso que Biden achava que seria importante condenar diretamente esses tipos de ameaças e atos de violência. O tema de proteger a alma da nação – e os pilares do sistema democrático do país– foi central para a campanha presidencial de Biden em 2020. Desde então, o presidente falou sobre esses tópicos ao longo de sua presidência.

Um dia antes de seu discurso em Washington, Biden alertou um grupo de doadores democratas na Flórida que “a democracia está nas urnas” neste ano – e ofereceu uma espécie de prévia de sua mensagem para um dia depois.

“Isso não acontecia desde a Guerra Civil. Parece hipérbole, mas não aconteceu desde então, tão ruim quanto agora”, disse ele.

A referência de Biden à Guerra Civil dificilmente parecia uma coincidência; ele foi visto esta semana carregando uma cópia do novo livro do historiador Jon Meacham, “And There Was Light: Abraham Lincoln and the American Struggle”, que explora como o 16º presidente dos Estados Unidos enfrentou a secessão e as ameaças à democracia.

Meacham é um conselheiro informal de Biden e ajudou a escrever alguns de seus discursos de maior destaque.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

7 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Edson Arcanjo
3 de novembro de 2022 10:46

Democracia pra ele é fraude, Roubar eleição…

Miltch Mitch
4 de novembro de 2022 00:04

Quem diria um imbecil esquisito e petista a favor do imperialismo americano.

FORA PT

Vanderlei Ochoa
3 de novembro de 2022 10:49

Quem diria que os ESTADOS UNIDOS SERIAM CONTRA UM GOLPE NO BRASIL. Democracia é o pior sistema, DEPOIS DE TODOS OS OUTROS…

Miltch Mitch
4 de novembro de 2022 00:03

Alckmin assume antes de 2024.
Escreve
FORA PT

Vanderlei Ochoa
3 de novembro de 2022 10:52

O povo elegeu Lula com 60.345.999 de votos. Povo quer Lula e ponto final.

Miltch Mitch
4 de novembro de 2022 00:02

Quando este velho vai partir hein?
VOLTA TRUMP

Vanderlei Ochoa
4 de novembro de 2022 11:48

Como tem gente recalcada no Brasil, chê….hahahahahaah

Confederação das Santas Casas alerta para falta de medicamentos decorrente de bloqueios em rodovias
Erasmo Carlos recebe alta e brinca: “Depois de me matarem, ressuscitei no Dia de Finados”
Pode te interessar
7
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x