Sábado, 11 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula deveria reparar o Brasil e os brasileiros dos prejuízos causados por Dilma, diz deputado Aécio Neves

Compartilhe esta notícia:

A declaração de Aécio foi feita no momento em que o PSDB tenta reerguê-lo como liderança política.

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
A declaração de Aécio foi feita no momento em que o PSDB tenta reerguê-lo como liderança política. (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

O ex-presidenciável e deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou neste domingo (27) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deveria reparar o Brasil dos prejuízos causados durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). A declaração foi uma resposta à afirmação de Lula sobre ser necessário discutir como “reparar” a sua correligionária, que sofreu impeachment em 2016.

O debate voltou à tona após o arquivamento da ação de improbidade pelas “pedaladas fiscais” no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). Em 2014, Dilma e Aécio foram adversários diretos nas eleições presidenciais, que resultaram na vitória, nos dois turnos, da petista.

“Lula agora fala em reparar a ex-presidente Dilma pelo suposto ‘golpe’ do impeachment, ignorando decisões do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele deveria canalizar sua energia para reparar o Brasil dos prejuízos que sua pupila causou ao País e aos brasileiros”, disse.

No governo Dilma o Brasil lidou com uma grave crise econômica. Ao assumir o primeiro mandato, Dilma recebeu a taxa de desemprego em 5,30%, segundo o critério (PME/IBGE) e, ao ser afastada, em maio de 2016, a taxa estava 8,20%. A inflação foi de 5,90% a 9,28% no mesmo período de tempo. O PIB mudou de um crescimento de 7,53% ao ano para uma retração de 3,90% anual.

Dilma deixou o governo em 2016 após sofrer um impeachment. A justificativa do processo defendia que a petista infringiu a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) ao editar decretos para abertura de crédito suplementar sem autorização do Congresso Nacional e atrasar, de maneira proposital, o repasse de dinheiro da União para bancos com o objetivo de melhorar artificialmente as contas.

A declaração de Aécio foi feita no momento em que o PSDB tenta reerguê-lo como liderança política. Na última quinta-feira (24), o deputado foi ovacionado durante evento “Diálogos Tucanos”, promovido para discutir a renovação do partido. Tietado por filiados, Aécio apareceu de visual novo, com barba; subiu ao palco a convite do presidente do PSDB, o governador gaúcho Eduardo Leite, e mostrou confiança de que a legenda voltará a ter protagonismo nacional.

Para Aécio, a narrativa defendida por Lula sobre a ilegalidade do impeachment de Dilma impede o desenvolvimento político do País. “O presidente Lula impede o Brasil de superar o antagonismo raivoso que se instalou na cena política nacional ao insistir em manter o país acorrentado a falsas narrativas do passado”, disse. Desde que assumiu o terceiro mandato, o petista tem afirmado em seus discursos que o impedimento de sua correligionária foi um “golpe”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Rota da Acessibilidade da Expointer amplia as opções para pessoas com mobilidade reduzida e deficiência visual
Dnit anuncia para esta segunda-feira bloqueios temporários na BR-116, em São Leopoldo
https://www.osul.com.br/lula-deveria-reparar-o-brasil-e-os-brasileiros-dos-prejuizos-causados-por-dilma-diz-deputado-aecio-neves/ Lula deveria reparar o Brasil e os brasileiros dos prejuízos causados por Dilma, diz deputado Aécio Neves 2023-08-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar