Quarta-feira, 16 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 29 de dezembro de 2015
O dólar continua perto dos 4 reais e, ao que tudo indica, nada vai mudar esse panorama com a entrada de 2016. Mas isso não quer dizer que as férias de verão estão arruinadas. Enquanto visitar os Estados Unidos ou os principais países do continente europeu está mais caro por conta do câmbio desfavorável, o jeito é usar a criatividade na busca por destinos internacionais mais em conta.
É verdade que não existe muita alternativa em relação ao preço das passagens, sempre cotadas com base no dólar, mas ainda tem muito espaço para economia. Dos nossos vizinhos ao outro lado do mundo, bons negócios e atrações imperdíveis se juntam no melhor custo-benefício para sua viagem.
Argentina: 1 real vale 3,36 pesos argentinos.
Um dos destinos mais atrativos para os brasileiros, a Argentina está ainda mais interessante para visitar nesse verão. O motivo não tem nada a ver com as belezas, cultura e gastronomia, tão ricas no país: é a política. Com o fim das restrições de entrada de dólar no país, a moeda desvalorizou até 40% em meados de dezembro. Dessa forma, conhecer as vinícolas de Mendonza, visitar a selvagem Patagônia ou apenas passear pela capital Buenos Aires está cada vez mais barato.
África do Sul: 1 real vale 3,97 rands.
Quem quer aproveitar as férias para aprimorar o inglês pode seguir um caminho inusitado e desembarcar na África do Sul. Os preços para lá de convidativos proporcionados pelo rand desvalorizado em relação ao real são só um dos motivos para optar pelo país, além das paisagens espetaculares.
México: 1 real vale 4,44 pesos mexicanos.
Se o sonho das férias é um luxuoso resort, com tudo incluso, o caminho pode ser as praias caribenhas do México. O peso mexicano faz com que muitas vezes os preços sejam mais em conta do que estabelecimentos similares no Brasil. Isso sem contar toda a infraestrutura do destino e as belezas que só o Caribe pode oferecer. Para atrações mais culturais, vale um pulo para conhecer a herança dos maias e astecas.
Chile: 1 real vale 183 pesos chilenos.
Apesar de não ser o mais barato dos países sul-americanos, vale a pena viajar pelo Chile em tempos de dólar alto. Na bela capital Santiago os preços após conversão ainda são menores do que na cidade de São Paulo, por exemplo. Os principais passeios pela cidade saem por menos de 150 reais, enquanto uma refeição regada a vinho chileno fica em torno de 50 reais.
Uruguai: 1 real vale 7,73 pesos uruguaios.
Outra opção para viajar sem gastar tanto é o Uruguai. Na charmosa Montevidéu boa parte das principais atrações turísticas têm visitação gratuita, como o Mercado del Puerto, Rambla de Pocitos, Feira Tristán Narvaja, Puerta de La Ciutadela e o Teatro Sólis. Os preços são ainda mais atraentes pelas cidades históricas da Colônia do Sacramento, enquanto na badalada Punta del Leste tudo fica mais caro.
Voltar Todas de Viagem e Turismo