Quinta-feira, 30 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Ministério Público do Trabalho recebe mais de 60 denúncias de irregularidades trabalhistas em meio às enchentes no RS

Compartilhe esta notícia:

A maioria das denúncias concentra-se em Porto Alegre

Foto: Divulgação
A maioria das denúncias (83%) concentra-se em Porto Alegre. (Foto: Reprodução)

O MPT-RS (Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul) já recebeu mais de 60 denúncias de irregularidades trabalhistas em meio às enchentes que assolam o Estado.

A maior parte é contra empresas que determinaram o comparecimento obrigatório ou a permanência de empregados em áreas inundadas ou sob risco de alagamentos.

A maioria das denúncias (83%) concentra-se em Porto Alegre, de acordo com dados divulgados na terça-feira (14).

Nesta semana, o MPT-RS se reuniu com as principais entidades representantes de empregados e empregadores do RS para discutir medidas trabalhistas alternativas no cenário de calamidade pública no Estado. A reunião teve como objetivo apresentar as recomendações expedidas pelo órgão na última semana. O MPT-RS orienta os empregadores a priorizar, para redução dos impactos trabalhistas advindos das enchentes, medidas que garantam a manutenção da renda e do salário dos trabalhadores.

Também foi reforçada a importância do diálogo social prévio entre as entidades sindicais para buscarem medidas adequadas à proteção do trabalho diante da calamidade pública vivenciada, observadas as particularidades de cada setor econômico e região.

O órgão também entregou recomendação à Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul) solicitando que todos os municípios emitam gratuitamente atestado comprobatório da situação de exposição direta a alagamentos, documento necessário para comprovar que o trabalhador foi atingido pelas enchentes e não pode comparecer ao trabalho.

Denúncias sobre irregularidades podem ser feitas no site do MPT-RS ou pelo link bit.ly/mpt_denuncie.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Agência Nacional de Aviação Civil suspende vendas de passagens aéreas para Porto Alegre
Mais de 253 mil pontos continuam sem energia elétrica no Rio Grande do Sul
https://www.osul.com.br/ministerio-publico-do-trabalho-recebe-mais-de-60-denuncias-de-irregularidades-trabalhistas-em-meio-as-enchentes-no-rs/ Ministério Público do Trabalho recebe mais de 60 denúncias de irregularidades trabalhistas em meio às enchentes no RS 2024-05-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar