Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Ministério Público realiza operação contra fraude no queijo no RS

Compartilhe esta notícia:

Três pessoas foram presas na ação (Foto: Marjuliê Martini/Divulgação)

O MP (Ministério Público) deflagrou, na manhã desta terça-feira (16), a Operação Queijo Compen$ado 1. Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva – dois em Ivoti e um em Três de Maio –, três mandados de medidas alternativas à prisão contra outros dois investigados e seis mandados de busca e apreensão (três em cada município). Os presos são o proprietário da Laticínios Progresso, Volnei Fritsch, o filho dele, Pedro Fritsch, e o sócio, Eduardo André Ribeiro.

As investigações apontam que os suspeitos fabricam queijo com amido de milho, que serve para mascarar a colocação de menos leite do que o exigido pelas normas da indústria, e adicionam solutos à matéria-prima de má qualidade, além de utilizar leite cru rejeitado pelas indústrias. A Laticínios Progresso, com sedes no interior de Três de Maio e em Ivoti, também estaria fraudando notas fiscais, já que possui um programa para confeccionar notas falsas para levar as cargas de aproximadamente 30 mil quilos de queijo pronto para Ivoti. A suspeita é de que ocorra sonegação de impostos, pois a empresa, segundo as investigações, tem lucro mensal de 1 milhão de reais, mas declara ao Fisco apenas  50 mil reais.

Foi pedido ainda o afastamento do secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Três de Maio, Valdir Ortiz, e de um fiscal de Estância Velha por facilitarem a atividade do grupo. As investigações apontam que o secretário e o fiscal possuem relação de amizade com os sócios da empresa, com conhecimento da atividade criminosa, acobertando-a. O queijo adulterado seria distribuído para 14 municípios gaúchos.

Empresa utilizava leite cru rejeitado pelas indústrias para fabricar queijo (Foto: Marjuliê Martini/Divulgação)

Empresa utilizava leite cru rejeitado pelas indústrias para fabricar queijo (Foto: Marjuliê Martini/Divulgação)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

PGR reenvia ao Supremo delação de Lúcio Funaro para homologação
Garçons abandonam festa de casamento, e padrinhos servem convidados
https://www.osul.com.br/ministerio-publico-realiza-operacao-contra-fraude-no-queijo-no-rio-grande-do-sul/ Ministério Público realiza operação contra fraude no queijo no RS 2015-06-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar