Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Ministro da Justiça toma posse em cerimônia fechada no Palácio do Planalto e inicia reuniões com chefes do Legislativo

Compartilhe esta notícia:

Torres (D) esteve com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), acompanhado da indicada ao Ministério da Secretaria de Governo, deputada Flávia Arruda (PL-DF). (Foto: Reprodução/Twitter)

Um dia após anunciar a reforma ministerial, o presidente Jair Bolsonaro iniciou na terça-feira (30) as cerimônias de posse dos novos integrantes do governo em evento fechado no Palácio do Planalto. O delegado Anderson Torres assumiu o Ministério da Justiça. Ele substitui André Mendonça, transferido para o comando da AGU (Advocacia-Geral da União), cargo que ocupou até abril de 2020 e reassumiu na terça.

“Foi com imensa honra que hoje tomei posse como Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública. Agradeço ao Presidente Jair Bolsonaro pela confiança no nosso trabalho. À disposição do Brasil, sempre!”, escreveu Torres nas redes sociais.

Ao longo do dia, o novo ministro da Justiça teve reuniões com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), acompanhado da indicada ao Ministério da Secretaria de Governo, deputada Flávia Arruda (PL-DF), que deve tomar posse na próxima semana. Os dois também estiveram com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

Ao compartilhar uma foto do encontro com Lira, Torres falou que ele representa “uma ponte importantíssima de interlocução entre a Justiça e o parlamento”. Sobre a conversa com Pacheco, por sua vez, ele disse que sabe que o Senado vai contribuir com pautas importantes para a Justiça.

Além de Flávia, as posses dos novos ministros das Relações Exteriores, o embaixador Carlos Alberto França, da Defesa, Walter Braga Netto, e da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, devem ocorrer na próxima terça-feira.

As mudanças nas pastas ocorrem após o Congresso pressionar o presidente Jair Bolsonaro e sacramenta a entrada do Centrão no Palácio do Planalto.

Torres ocupava, desde 2019, o cargo de secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, onde foi responsável, em 2020, pelos menores índices de homicídios do DF nos últimos 41 anos. Anderson Torres tem experiência em ciência policial, investigação criminal e inteligência estratégica. Coordenou as principais investigações voltadas ao combate ao crime organizado na Superintendência da Polícia Federal, em Roraima, de 2003 a 2005.

Entre 2007 e 2008, esteve à frente de toda a atividade de inteligência da Polícia Federal na repressão a organizações criminosas de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. No período de 2008 a 2011, teve sob sua responsabilidade a administração da parte técnica e logística da Diretoria de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal e suas congêneres regionais.

O novo ministro da Justiça e Segurança Pública também atuou na coordenação de comissões sobre temas relacionados à segurança pública e combate ao crime organizado na Câmara dos Deputados. Antes de integrar a Polícia Federal, Torres foi papiloscopista da Polícia Civil do Distrito Federal.

Natural de Brasília (DF), Anderson Torres é formado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília e faz parte do quadro da Polícia Federal desde 2003. Especialista em Ciência Policial e Investigação Criminal em Segurança Pública e com formação em Inteligência Estratégica pela Escola Superior de Guerra, Anderson sempre teve uma atuação focada na repressão e no combate ao crime organizado. O novo ministro foi professor da Academia de Polícia Civil do estado de Roraima, da Academia da Polícia Militar do Distrito Federal e da Academia Nacional de Polícia. As informações são do jornal O Globo e do Ministério da Justiça.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

A ministra do Supremo Rosa Weber determinou a suspensão do inquérito do Superior Tribunal de Justiça que apura a atuação de procuradores da Lava-Jato
Vacinas e clima são desafios imediatos do novo ministro das Relações Exteriores do Brasil
https://www.osul.com.br/ministro-da-justica-toma-posse-em-cerimonia-fechada-no-palacio-do-planalto-e-inicia-reunioes-com-chefes-do-legislativo/ Ministro da Justiça toma posse em cerimônia fechada no Palácio do Planalto e inicia reuniões com chefes do Legislativo 2021-03-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar