Domingo, 16 de junho de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui


Saúde Minoxidil em comprimido amplia ação contra calvície

Compartilhe esta notícia:

Quando o medicamento é tomado via oral, o princípio ativo é automaticamente convertido, o que torna o tratamento mais eficaz.

Foto: Pixabay/Divulgação
Quando o medicamento é tomado via oral, o princípio ativo é automaticamente convertido, o que torna o tratamento mais eficaz. (Foto: Pixabay/Divulgação)

Um medicamento antigo contra a calvície, o minoxidil, ganhou nova formulação, em comprimidos manipulados, e recentemente passou a ser receitado como forma mais eficiente de garantir o sucesso do tratamento contra queda de cabelo. Criada originalmente na década de 70 como remédio contra hipertensão e vendida em dosagens altas, a droga virou arma ganhou novo uso depois que pacientes notaram que estimulava o crescimento de pelos em várias partes do corpo. O fabricante, rapidamente, desenvolveu uma loção contra a calvície a ser usada diretamente no couro cabeludo.

A loção ainda é receitada por muitos dermatologistas com sucesso, mas é um tratamento considerado difícil. Primeiro porque não adianta apenas borrifá-la na cabeça. Ela precisa penetrar no couro cabeludo. É preciso aplicá-la e fazer massagem. Outra reclamação frequente é que o produto deixa o cabelo oleoso. Além disso, é um tratamento para a vida toda. Tem de ser seguido à risca todos os dias. Muita gente desiste.

“A calvície é genética, não tem cura. Por isso, o tratamento tem de ser contínuo”, explica a dermatologista Fernanda Nomoto Fujii, do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Quando o paciente usa por um tempo e para, o problema evolui. Já há algumas loções novas que não deixam tanto resíduo, mas tem de ter rotina, aplicar todos os dias, e muitos pacientes já estão querendo trocar para o comprimido.”

Alguns pacientes acham que a loção simplesmente não funciona para eles. Segundo especialistas, a substância precisa se converter em uma forma ativa por determinadas enzimas. Elas podem ou não estar presentes em quantidade suficiente na raiz do cabelo. Quando o medicamento é tomado via oral, no entanto, o princípio ativo é automaticamente convertido, o que torna o tratamento mais eficaz. Além de ser de engajamento mais fácil: basta engolir um comprimido uma vez ao dia.

Tratamento suspenso

“Nunca tive muito cabelo, mas, há uns dez anos, começou a rarear muito no alto da cabeça e na frente”, conta a aposentada Norma Portugal, de 79 anos. “Comecei usando medicamentos tópicos; fazia o tratamento por uns três meses e depois parava. Melhorava um pouco e depois piorava de novo. Eu não gostava muito do minoxidil porque deixava o cabelo muito gorduroso.”

Norma teve de suspender o tratamento tópico depois que foi diagnosticada com câncer de pele no couro cabeludo. O problema foi tratado com sucesso, mas a aposentada continuava infeliz com a queda de cabelo, que piorava a cada dia.

“Durante o primeiro ano da pandemia meu cabelo caiu violentamente, não sei se por estresse ou se porque já ia cair mesmo”, conta ela. No fim de 2021, voltou a buscar tratamento para a alopecia. “Ai comecei a tomar o comprimido de minoxidil. De fato, houve uma melhora. Meu cabelo caía muito durante o banho e parou de cair.”

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Entenda como a saúde bucal influencia na saúde do coração
É bom comer frango com pele? E outras perguntas sobre a carne mais consumida no mundo
https://www.osul.com.br/minoxidil-em-comprimido-amplia-acao-contra-calvicie/ Minoxidil em comprimido amplia ação contra calvície 2022-09-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar