Sexta-feira, 24 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde É bom comer frango com pele? E outras perguntas sobre a carne mais consumida no mundo

Compartilhe esta notícia:

O consumo de frango é popular porque geralmente é mais barato.

Foto: Reprodução
O consumo de frango é popular porque geralmente é mais barato. (Foto: Reprodução)

O frango é a carne mais consumida globalmente: a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) estima que em 2021 foram consumidas 133 milhões de toneladas de carne branca no mundo.

Na América Latina, terceira região do mundo onde esse alimento é mais consumido, em 2019 cada pessoa comeu em média 32,7 kg de frango. A cifra no Brasil foi de 40,6 kg e na Argentina de 40,4 kg.

O consumo de frango é popular porque geralmente é mais barato, tem baixo teor de gordura e enfrenta poucas barreiras culturais ou religiosas.

Além disso, é uma carne rica em proteínas e uma importante fonte de vitaminas e minerais. Ainda contém níveis significativos de gorduras monoinsaturadas benéficas, que podem beneficiar a saúde cardiovascular.

Mas, essa comida tão popular também parece estar cercada de dúvidas e falsas crenças.

Por exemplo, a pele de frango é conhecida por conter um alto nível de gordura. Então, é bom comer frango com pele ou devemos retirá-la antes de cozinhar ou consumir o alimento?

“A pele do frango tem 32% de gordura. Ou seja, a cada 100 gramas de pele que consumimos, 32 gramas são de gordura”, disse María Dolores Fernández Pazos, nutricionista do Centro de Informações Nutricionais da Carne de Frango (Cincap, por sua sigla em espanhol).

Dessas gorduras contidas na pele do frango, explica a nutricionista, dois terços são insaturadas, as chamadas “gorduras boas”, que ajudam a melhorar os níveis de colesterol no sangue.

E um terço das gorduras são saturadas, as conhecidas gorduras “ruins”, que contribuem para aumentar os níveis do colesterol indesejado.

Este é o mesmo nível de gordura que a carne de frango contém. Portanto, diz a especialista, “se consumirmos frango com pele, estaremos aumentando a ingestão calórica de cada porção em aproximadamente 50%”.

Como descongelar o frango?

A melhor maneira de descongelar o frango, dizem os especialistas, é dentro da geladeira. “Descongelar em temperatura ambiente pode aumentar o desenvolvimento dos microrganismos que mencionamos anteriormente e estragar o produto.”

Como o descongelamento na geladeira será mais lento, ele pode levar cerca de 24 horas para um frango inteiro. Devemos planejar com antecedência o melhor momento para retirar a carne do freezer.

Congelar novamente?

“Não. Não é recomendado recongelar a carne de frango”, diz a nutricionista. “O objetivo de congelar os alimentos é impedir o crescimento de microrganismos neles. Assim, ao descongelá-los, esses microorganismos podem começar a crescer novamente.”

Como evitar intoxicação?

O frango, como vemos, é um dos alimentos mais nutritivos e populares do mundo, mas também costuma ser uma das principais fontes de intoxicação alimentar.

A carne crua está contaminada com a bactéria Campylobacter e também, ocasionalmente, com Salmonella e Clostridium perfringens.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Minoxidil em comprimido amplia ação contra calvície
Google Play proíbe versões alternativas do WhatsApp
https://www.osul.com.br/e-bom-comer-frango-com-pele-e-outras-perguntas-sobre-a-carne-mais-consumida-no-mundo/ É bom comer frango com pele? E outras perguntas sobre a carne mais consumida no mundo 2022-09-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar