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Por Redação O Sul | 9 de agosto de 2017
A pesquisa Women Unbound, realizada pela consultoria PwC, avaliou dados de projetos em plataformas de crowdfunding entre 2014 e 2016, somando um total de 465 mil iniciativas que buscavam financiamento em 205 países, e descobriu que as empreendedoras mulheres fazem melhor uso dessa ferramenta que os homens: elas atingem a meta de arrecadação mais frequentemente em todas as áreas pesquisadas.
Elas também tiveram melhores resultados em todas as regiões geográficas analisadas pela PwC entre 2014 e 2016. Nos dois territórios com mais projetos de crowdfunding, Estados Unidos e Reino Unido, 22% das empreendedoras conseguiram atingir a meta de arrecadação estabelecida, ante 17% dos empreendedores. Levando em conta projetos sediados nos países do E7 (as sete maiores economias emergentes, incluindo o Brasil), as mulheres estão ainda mais à frente dos homens: 10% dos projetos de mulheres alcançaram a meta de financiamento, contra 4% entre os homens.
Já entre os projetos de crowdfunding latinoamericanos, 7% dos projetos liderados por mulheres conseguiram levantar os fundos esperados, contra apenas 2% entre os projetos liderados por homens no mesmo período.
“O estudo aponta duas hipóteses para esse fenômeno: a primeira é que as mulheres encontram mais obstáculos para conseguir financiamento nas fontes tradicionais, um mercado eminentemente masculino, e por isso apostam mais em crowdfunding”, explica Ana Malvestio, líder de Diversidade e Inclusão da PwC Brasil. “A segunda, consequência da primeira, é que as mulheres são melhores ‘vendedoras’ de idéias e projetos nas redes sociais e, por isso, conseguem levantar mais fundos”, conclui.
Há quase 10 anos, quando a plataforma Indiegogo inaugurou a prática do crowdfunding, essa nova modalidade de financiamento cresceu exponencialmente ano a ano, consolidando cada vez mais sua posição entre as formas tradicionais de financiamento; entre 2008 e 2016, o volume de capital movimentado em plataformas de crowdfunding saltou de US$ 10 milhões para mais de US$ 767 milhões.
Abaixo link da pesquisa: https://www.pwc.com/gx/en/diversity-inclusion/assets/women-unbound.pdf