Domingo, 19 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 1 de maio de 2023
Em fevereiro, o governo dos Estados Unidos derrubou um suposto balão de vigilância chinês que sobrevoou o território americano
Foto: DivulgaçãoMilitares dos Estados Unidos (EUA) têm rastreado um balão “misterioso” que sobrevoou o solo americano por pelo menos uma semana. De acordo com as autoridades, o objeto voou por partes do Havaí, mas não passou por nenhuma área sensível antes de seguir em direção ao México.
Oficiais americanos que acompanharam o percurso desde o último fim de semana disseram que o balão não representa uma ameaça ao tráfego aéreo ou à segurança nacional. Ainda não está claro se este é um balão meteorológico, mas autoridades garantem que os EUA ainda podem derrubá-lo caso ele se aproxime da terra.
Caso anterior
Em fevereiro, o governo dos Estados Unidos derrubou um suposto balão de vigilância chinês que sobrevoou o território americano por pelo menos sete dias. Na ocasião, as autoridades do país chegaram a fechar três aeroportos nos estados da Carolina do Sul e da Carolina do Norte por motivos de segurança nacional.
Na ocasião, os EUA disseram que o balão pôde coletar informações de diversas bases militares do país. O episódio gerou uma crise diplomática que acentuou as tensões sino-americanas. Washington afirmou que tratava-se de um artefato de espionagem, enquanto Pequim disse que objeto era um instrumento meteorológico desviado.
A pedido do presidente Joe Biden, o Departamento de Defesa chegou a considerar abater o balão, mas voltou atrás devido aos riscos potenciais para as pessoas no solo. No mesmo mês, um porta-voz do Pentágono também afirmou que um segundo balão de espionagem chinês foi detectado cruzando os céus de um país da América Latina.