Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Nuvem de gafanhotos que está na Argentina pode atingir o Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Insetos chegaram à Argentina depois de destruírem plantações no Paraguai

Foto: Divulgação/Governo de Córdoba
Insetos chegaram à Argentina depois de destruírem plantações no Paraguai. (Foto: Divulgação)

Uma nuvem de gafanhotos que invadiu o território argentino deixa a fronteira com o Rio Grande do Sul em alerta, já que os insetos podem chegar ao Estado nesta semana. O Senasa (Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Alimentar da Argentina) compartilhou nesta terça-feira (23) um mapa com as regiões em perigo, e uma parte do RS está inclusa.

A praga, que pode atingir o Oeste do Estado e também Santa Catarina, chegou na Argentina no dia 17, depois de passar pelo Paraguai e destruir lavouras de milho. Com os fortes ventos, o deslocamento dos gafanhotos é impulsionado. As principais regiões atingidas na Argentina são as províncias de Santa Fé, Formosa e Chaco.

As nuvens de gafanhotos costumam acontecer quando o número de membros da população tem um salto exagerado e falta comida na região, fazendo com que todos saiam atrás de alimentos. Em aproximadamente um quilômetro quadrado, podem ter até 40 milhões de insetos, segundo especialistas.

Apesar dos danos às plantações, os gafanhotos não atacam ou oferecem riscos aos seres humanos e às propriedades.

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS e o Ministério da Agricultura informaram que estão monitorando o avanço da nuvem.

“É uma distância relativamente próxima. Se essa nuvem persistir e as condições meteorológicas forem favoráveis ao ingresso da praga no Estado, pode afetar algumas culturas e pastagens”, ressaltou o fiscal agropecuário Ricardo Felicetti, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria.

“Estamos atentos a todo o movimento e discutindo ações para preparar o Estado caso haja avanço da nuvem de gafanhotos. O risco existe e não podemos ignorar”, afirmou o secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho.

Caso algum produtor identifique a presença desses insetos em grande quantidade, a orientação é informar a inspetoria de defesa agropecuária da sua localidade.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul chega a 20.864 casos confirmados de coronavírus e 477 óbitos
Arrecadação de impostos federais registra queda de quase 33% em maio
https://www.osul.com.br/nuvem-de-gafanhotos-que-esta-na-argentina-pode-atingir-o-rio-grande-do-sul/ Nuvem de gafanhotos que está na Argentina pode atingir o Rio Grande do Sul 2020-06-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar