Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O Brasil já tem 27% dos shoppings reabertos

Compartilhe esta notícia:

Movimento começa a retornar aos poucos. (Foto: Reprodução)

A Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) já conta 158 unidades abertas em todo o país, o equivalente a 27% do total. Eles estão em 66 cidades, que são 31% das que têm shoppings.

No Sudeste, há dois abertos no Espírito Santo, 14 em Minas Gerais e oito no Rio de Janeiro — todos no interior. No Sul, 36 estão abertos no Rio Grande do Sul, 24 em Santa Catarina e 35 no Paraná — nesses dois últimos, inclusive em Florianópolis e Curitiba.

No Centro-Oeste, 19 estão reabertos no Distrito Federal, dois no Mato Grosso, seis no Mato Grosso do Sul e dez em Goiás. Somente MS e DF têm unidades abertas em capitais. No Nordeste, são só dois reabertos, na Bahia e no Maranhão, apenas no interior.

Em São Paulo

Os shopping centers e o comércio de rua nas cidades de São Paulo foram autorizados a retomar atividades econômicas e terão de respeitar restrições ao número de frequentadores e limites de horário de funcionamento. Os detalhes destas restrições foram divulgados, nesta sexta-feira, pela gestão João Doria (PSDB).

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, os shoppings e o comércio nas cidades da fase 2, laranja (como é o caso da capital paulista), só poderão operar atendendo 20% da capacidade, com um horário de abertura de quatro horas por dia. No caso dos shoppings, as praças de alimentação devem ficar fechadas. Nas cidades que estão na fase 3, amarela, o horário será de seis horas e a capacidade, de 40%.

“Ainda estamos em um momento de tomar muito cuidado, sair somente se for estritamente necessário”, disse a secretária. “Não estamos saindo a passeio. Temos de ter muita responsabilidade neste momento para que os resultados sejam alcançados.” O Estado tem cinco fases de quarentena, vermelho, laranja, amarelo verde e azul, sendo a primeira a restrição total e última a liberação.

Há uma série de protocolos em cada etapa. Na capital, o prefeito Bruno Covas (PSDB) anunciou que a cidade ainda vai assinar protocolos reabertura, com associações representantes dos setores que poderão voltar a funcionar, antes de reabrir. A partir de segunda-feira, dia 1º, a fiscalização ao comércio será reforçada. Lojas e shopping centers só poderão abrir após assinar os protocolos de higiene.

“Não vamos dar prazo, para não ficar refém desse prazo. Assim que a Vigilância Sanitária permitir, reabre”, disse Covas. “Apesar da autorização dada pelo governo do Estado, no dia 1º começa a análise dos protocolos. E vamos com fiscalização mais intensificada para a rua na segunda-feira”, comentou Covas, quando questionado sobre comércios que podem vir a reabrir antes da autorização municipal.

Consumo brasileiro

O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, teve queda de 1,5% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com último trimestre de 2019. Os dados foram divulgados, no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com o primeiro trimestre de 2019, o PIB caiu 0,3%. Em 12 meses, o PIB acumula alta de 0,9%. A queda do primeiro trimestre em relação ao trimestre anterior foi o primeiro recuo do PIB neste tipo de comparação desde o último trimestre de 2018. Segundo o IBGE, o PIB do primeiro trimestre foi afetado pela pandemia do novo coronavírus e por medidas de isolamento social, adotadas em vários pontos do país a partir de meados de março.

A retração foi puxada principalmente pelos serviços, que recuaram 1,6% na passagem do último trimestre de 2019 para o primeiro trimestre deste ano. Mas houve queda também de 1,4% na indústria. A agropecuária foi o único setor produtivo que cresceu (0,6%).

Sob a ótica da demanda, o consumo das famílias caiu 2%.Também caíram as exportações (-0,9%). Ao mesmo tempo, cresceram o consumo do governo (0,2%) e a formação bruta de capital fixo, isto é, os investimentos (3,1%), além das importações (2,8%).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Documentos mostram que Raul Seixas não delatou Paulo Coelho aos militares
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, diz que pretende retirar as restrições de viagens que atingem o Brasil assim que puder
https://www.osul.com.br/o-brasil-ja-tem-27-dos-shoppings-reabertos/ O Brasil já tem 27% dos shoppings reabertos 2020-05-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar